Doses são administradas por livre demanda nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em quem tomou a terceira dose há pelo menos 4 meses. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
Doses são administradas por livre demanda nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em quem tomou a terceira dose há pelo menos 4 meses. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

São Bernardo deu início a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 50 anos ou mais e profissionais da saúde, conforme diretriz do Ministério da Saúde. As vacinas estão disponíveis por livre demanda nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, mediante apresentação do documento de identificação e do comprovante das doses anteriores. A nova dose de reforço pode ser aplicada após quatro meses da terceira dose. Nesta etapa, poderão ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Janssen.

Dr. Geraldo Reple Sobrinho e Estevão Camolesi. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

O prefeito em exercício, Estevão Camolesi, compareceu à UBS de Vila Dayse, no Parque São Diogo, acompanhado do secretário de Saúde. Dr. Geraldo Reple Sobrinho, para receber o reforço. “Acho importante o governante dar o exemplo para a população. Estamos em um momento de aumento de casos e a vacinação continua sendo arma fundamental no combate à pandemia”, reforçou.

Além da quarta dose para o público a partir de 50 anos e profissionais da saúde, São Bernardo também passou a disponibilizar a quinta dose aos imunossuprimidos graves com mais de 60 anos que tenham tomado a quarta dose há pelo menos quatro meses.

Outros imunizantes

A cidade também seguiu orientação do Ministério da Saúde e prorrogou as campanhas nacionais de vacinação contra Influenza e o Sarampo até 24 de junho, para os grupos prioritários já definidos. As vacinas também estão disponíveis das 33 UBSs, por livre demanda, conforme o funcionamento de cada unidade.