Iniciativa é parceria entre Cinemark, Prefeitura e Atrium Shopping. Foto: Divulgação
Iniciativa é parceria entre Cinemark, Prefeitura e Atrium Shopping. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 22/06, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares poderão se divertir assistindo ao filme “Lightyear”, mais nova produção da Disney e da Pixar, em uma sessão especialmente pensada para garantir o conforto de crianças e adolescentes com distúrbios sensoriais.

A sessão acontecerá às 14h30 no Atrium Shopping, localizado na Avenida Giovanni Battista Pirelli, 155, na Vila Homero Thon. A iniciativa, conhecida como Sessão Azul – em alusão à cor símbolo do Transtorno do Espectro Autista -, é realizada pela Cinemark em parceria com o Atrium Shoopping e a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Atrium Shopping. Foto: Angelo Baima/PSA
Atrium Shopping. Foto: Angelo Baima/PSA

Para garantir o lazer das pessoas com TEA, durante a sessão não serão exibidas publicidades, as luzes da sala de exibição estarão levemente acesas e o volume de som será reduzido. Além disso, é permitido entrar e sair da sala, sendo garantido o livre acesso do público ao longo do filme, com apoio de profissionais capacitados para acompanhar crianças e familiares.

Os ingressos podem ser comprados pelos canais digitais ou na bilheteria da Cinemark. A sessão é aberta para o público em geral, mas é importante ter consciência da característica diferenciada da exibição.

Sessões deste tipo estão garantidas pela lei municipal 10.368/2021. A legislação prevê que os filmes sejam apropriados às crianças e adolescentes com TEA e suas famílias, e que as sessões sejam identificadas com o símbolo mundial do espectro autista, afixado na entrada da sala de exibição.

“As sessões tradicionais podem ser incômodas para pessoas com distúrbios sensoriais, como é o caso de muitas crianças e adolescentes com TEA. O som alto demais, o espaço confinante e, principalmente, os olhares julgadores daqueles que não compreendem a inquietação do autista, muitas vezes levam a família a não desfrutar deste tipo de passeio. A ideia da Sessão Azul é proporcionar a este público e aos seus familiares uma experiência mais confortável e inclusiva ao ver um filme no cinema”, explica o secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima.

Ingressos

Os valores são os mesmos das sessões regulares. Para crianças menores de 12 anos, estudantes, idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos de baixa renda é possível adquirir o ingresso de meia entrada, mediante apresentação da identificação no cinema.