Fachada do Colégio Liceu Jardim. Foto: Divulgação
Fachada do Colégio Liceu Jardim. Foto: Divulgação

No último dia 14 de março, o Colégio Liceu Jardim, localizado na Vila Guiomar, em Santo André, promoveu a “Festa dos Aprovados 2022”. Na ocasião, os alunos do terceiro ano do ensino médio estiveram na escola para comemorar as aprovações nos vestibulares ao lado dos professores e amigos.

Tradicionalmente, o colégio obtém grandes resultados nas aprovações dos vestibulares de universidades públicas e privadas. Mas, neste ano, a instituição comemora um recorde na UNESP – Universidade Estadual Paulista, com 39 aprovações.

Além disso, 21 alunos conquistaram uma vaga na USP e 18 na Unicamp, sendo que destes 18, cinco estudantes ingressaram pelas olimpíadas acadêmicas. 57 estudantes conquistaram a tão sonhada vaga em medicina, sendo três deles em universidades públicas.

Ao todo, só neste ano, o colégio celebra 389 aprovações em universidades públicas e privadas. “Este é um número que vai crescer porque uma boa parte dos alunos está aguardando a segunda, terceira e demais chamadas das universidades”, comenta o professor e coordenador dos vestibulares do Liceu Jardim, Renato Amigo.

Festa dos Aprovados Liceu Jardim 2022. Foto: Divulgação

Renato, que possui experiência de 11 anos na área da educação e cinco anos de atuação no Liceu Jardim, comenta que o resultado positivo dos vestibulares entre os alunos só é possível graças à estrutura privilegiada que a instituição proporciona. “O principal fator é a dedicação dos alunos, e não adianta ter um aluno dedicado se esse aluno não contar com uma equipe de professores que possa dar vazão a essa dedicação. Ou seja, o aluno tem que extrair o máximo do professor, e neste ponto, os nossos professores tem todo o conhecimento necessário para ser extraído”, destaca o educador.

Professor Renato. Foto: Divulgação

De acordo com o professor, quando o assunto é vestibular, há um tripé composto pela conhecimento, emoção e estratégia. “O que mais atrapalha os alunos não é o conhecimento porque no Liceu, o conhecimento é bem sedimentado, a parte mental é inerente ao processo, todos os alunos vão sentir isso é um fato, nós do Liceu Jardim desenvolvemos projetos ao longo da 3ª série do ensino médio, visando minimizar o impacto desta parte mental. Além disso, no quesito estratégia, os alunos realizam inúmeros simulados para que possam desenvolver suas próprias estratégias, que são supervisionadas pela Central de Vestibulares, funciona assim, a Central de Vestibulares junto com a equipe passa uma série de estratégias para os estudantes que as analisam e adaptam à sua realidade, isso faz com que nossos estudantes tenham muito mais confiança no momento de realização dos vestibulares.”, comenta.

Ainda no campo das estratégias e do apoio ao estudante Renato Amigo destaca, “Uma das funções da central de vestibulares é esmiuçar os editais dos vestibulares, além de trazer o maior número possível de vestibulares para os alunos conhecerem, dessa forma eles não têm o trabalho de aprofundar os editais e informações sobre as universidades, com isso os estudantes acabam tendo mais tempo para se dedicar aos estudos para estas provas”, explica Renato.

Como dito anteriormente, todo este empenho dos profissionais e dos alunos do Liceu Jardim, refletem nestes resultados positivos. “Nos últimos quatro anos, o índice de aprovação dos nossos alunos nas universidades públicas ficou acima de 80%. Neste ano, ainda estamos fechando o índice de aprovações, mas certamente estará acima dos 80%”, finaliza Renato.