Serviço inclui a construção de viário e instalação de sistemas de drenagem e saneamento no local. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
Serviço inclui a construção de viário e instalação de sistemas de drenagem e saneamento no local. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo deu mais um passo importante no processo de urbanização do Jardim Silvina e áreas de reassentamento do entorno. O prefeito Orlando Morando assinou, na tarde desta sexta-feira, 21/05, ordem de serviço para início de obras de construção de novo sistema viário e de instalação de infraestrutura urbana na continuidade da Rua Padre Leo Comissari. As obras trarão melhorias não só aos moradores do Jardim Silvina como também às famílias instaladas nos bairros adjacentes, como Areião, Monte Sião, Vila Sabesp e Vila dos Estudantes.

“É a primeira grande obra que damos início nesta segunda gestão, sempre com o mesmo compromisso de que tudo que começamos é concluído. Esse é um primeiro passo para a transformação completa dessa grande região, que conta com cerca de 80 mil moradores. A partir dessa infraestrutura inicial, vamos poder dar andamento à implantação de novas unidades habitacionais para atender 900 famílias, além de um centro comercial e um centro comunitário”, observa o prefeito Orlando Morando.

Coordenado pela Secretaria de Habitação, o projeto prevê a construção de sistema viário com quatro faixas de rolamento (duas indo e duas vindo), totalizando 15.200 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 4.000 metros quadrados de passeio (calçada) de concreto e 4.200 metros de guias de concreto. Outra melhoria prevista é a instalação de três pontos para parada do transporte público.

As obras também contemplam serviço de drenagem pluvial, com a construção de 600 metros de galerias e 390 metros canais de drenagens superficiais, além de 1.170 metros de rede coletora de esgoto sanitário e 690 metros de rede de abastecimento de água. Toda a via contará com iluminação pública completa e paisagismo, com o plantio de 11 mil metros quadrados de grama e 700 mudas de árvores diversas.

Secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater Neto explica que as obras integram a primeira etapa do Programa PAC Mananciais, com investimento de R$ 22,3 milhões, oriundos de repasse do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura. “Esse sistema viário ligará o Jardim Silvina ao Areião, passando pelos assentamentos Monte Sião, Vila Sabesp e Vila dos Estudantes, dando mais qualidade de vida a essa população e melhorando a mobilidade urbana desse local, facilitando o acesso ao bairro e tirando ônibus e veículos da Via Anchieta”, diz.

Outras melhorias

O Jardim Silvina vem sendo beneficiado com diversas melhorias desde 2017, entre elas nova malha viária, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical em 14 ruas e avenidas por meio do Programa Asfalto Novo. Além do recapeamento, o Jardim Silvina também passou a contar com uma Arena Parque de Esportes, com infraestrutura de lazer com campo de futebol com gramado sintético, quadra de basquete e pista de skate. Outra ação da Prefeitura no bairro foi a instalação de novas luminárias com tecnologia LED nas principais vias por meio do Programa Mais Luz.