Alunos da Creche Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro auxiliam no plantio. Foto: Divulgação/Semasa
Alunos da Creche Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro auxiliam no plantio. Foto: Divulgação/Semasa

Nesta terça-feira, 17/08, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a realizar ações de sensibilização ambiental e arborização urbana nos bairros beneficiados pelas obras do Complexo Viário Cassaquera – que envolvem a canalização do córrego Cassaquera e um novo sistema viário na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. Na primeira atividade, mais de 20 mudas nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Jardim Marek.

o todo, sete regiões próximas ao córrego ganharão 150 mudas nativas da Mata Atlântica. Foto: Divulgação/Semasa
 

O plantio ocorreu com a participação de crianças da Creche Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro, pais, professores e outros profissionais da instituição e contou com o apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Santo André. Antes de colocar a mão na terra, os pequenos puderam aprender sobre os benefícios das árvores para o meio ambiente e a saúde.

“O plantio faz parte do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental das obras do Cassaquera, que traz diversas ações de sensibilização e educação ambiental com a população da região. Ao todo, 150 mudas serão plantadas, contribuindo para deixar sete bairros mais verdes e arborizados”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

As espécies de mudas que ganharam novos lares são: ipê-amarelo, pêssego-do mato, uvaia, araçá, tarumã, jacarandá-mimoso e guaçatonga. Para que as árvores se desenvolvam e cresçam saudáveis, o Semasa irá realizar o acompanhamento das mudas durante o período de seis meses.

Iniciativa

O Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera realizará até o começo de setembro outras ações de arborização urbana com crianças e jovens de escolas municipais e estaduais, além de adultos. Os bairros beneficiados pelos plantios são a Vila Homero Thon, Vila Guarani, Jardim Marek, Centreville, Parque Gerassi, Vila Progresso e Vila Guarani. Além disso, serão realizadas junto à população oficinas de compostagem, hortas urbanas, reciclagem de materiais, dentre outras.

Como medida de compensação ambiental por causa das intervenções, a região da avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello também receberá o plantio de cerca de 600 mudas da Mata Atlântica.