Marcello Cavallari Militelli é atleta do Azulão Capuava-FAAC . Foto: Divulgação
Marcello Cavallari Militelli é atleta do Azulão Capuava-FAAC . Foto: Divulgação

Você conhece a história do jovem Marcello Cavallari Militelli? Ele tem 17 anos, é atleta do Azulão Capuava-FAAC e vem enfrentando uma luta pela vida, na fila única de transplantes renais do SUS – Sistema Único de Saúde.

Cientes dessa batalha, um pequeno grupo de pessoas do IPES prepararam, a partir do caso de Marcello, uma campanha para sensibilizar pessoas para a Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

Marcello aguarda na fila por um transplante de rim. Foto: Divulgação

Trata-se de uma aliança estratégica daquele instituto com o Atrium Shopping. Não havia melhor data para tal iniciativa acontecer, já que no mês de setembro, mais precisamente na próxima segunda, 27, ocorre o Dia Nacional da Organização de Órgãos.

Números em queda

Vale destacar que, em função da pandemia de COVID-19, as doações de órgãos e tecidos no Brasil sofressem uma queda de 40% em comparação ao ano de 2019. Para se ter uma ideia, entre janeiro e julho de 2020 foram feitos 9.951 procedimentos deste tipo. No mesmo período em 2019, o número foi de 15.827.

Em dez anos e, segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do Ministério as Saúde (SIH/SUS), esse é o menor patamar.

Wilma Maria Moraes e Erasmo Assumpção Filho são diretores e voluntários sociais do Instituto IPES.