Para se candidatar a padrinho ou madrinha, a pessoa tem que ter mais de 25 anos

O Programa Apadrinhamento Afetivo é uma ação da OSC Ficar de Bem através de um de seus projetos, o Fênix, em parceria com a Kindernothilfe, com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Casas de Acolhimento e demais órgãos e equipamentos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes do município de São Bernardo do Campo.

O Apadrinhamento Afetivo tem o objetivo de proporcionar o direito ao convívio familiar e a vivência social e afetiva para crianças, a partir de seis anos de idade, e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com possibilidades remotas de adoção ou sem perspectiva de retorno imediato.
Ser padrinho ou madrinha significa ter disponibilidade de tempo e afeto para se dedicar, participar e acompanhar da vida de uma criança ou adolescente em situação de acolhimento institucional, proporcionando experiências afetivas, apoio, atenção individualizada e oportunidade de vivenciar situações do dia a dia.

Para se tornar um Padrinho Afetivo ou uma Madrinha Afetiva é necessário:
ü    Ter idade mínima de 25 anos e diferença mínima de 14 anos para o(a) afilhado(a);
ü    Ser morador(a) do município de São Bernardo do Campo;
ü    Não estar no cadastro de adoção;
ü    Preencher a ficha de cadastro do Programa;
ü    Participar do processo de preparação com duração aproximada de três meses;

ü    Entregar a documentação solicitada:
– Cópia do RG, CPF e comprovante de residência
– Certidão negativa de antecedentes criminais

ü    Assinar o Termo de Acordo de Compromisso;
ü    Ter disponibilidade de se encontrar com o(a) afilhado(a) no mínimo uma vez por mês
ü    Não ser técnico(a), educador(a) ou outros(as) profissionais que estejam no acompanhamento ao(a) acolhido(a);
ü    Pessoas do círculo comunitário ou amigos(as) da criança/adolescente deverão passar pelos processos de cadastro e avaliação.
Informações e as inscrições estão disponíveis no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUT57PcNUrXkO6sqIqe2mmiR-ZTELCiHtHhDf4upFHwxxZqw/alreadyresponded

Sobre: A OSC Ficar de Bem atende crianças e adolescentes vítimas de violência e outras violações de direitos e suas famílias, através de acompanhamento uma equipe de psicólogos(as) e assistentes sociais trabalham com foco na proteção e combate a qualquer forma de violência e violação de direitos de crianças e adolescentes, sempre orientando e auxiliando todas as partes em conflito, tanto a vítima como o(a) agressor(a), demais membros da família ou responsáveis pela proteção da criança e do adolescente. Nossa missão é transformar a vida de crianças e adolescentes, protegendo-os de situações de risco e violações de direitos, tendo como principais valores: Respeito, Ética, Coragem e Empatia.

Arte: Detalhamento do programa e Qr Code disponibilizando inscrição. 
Créditos: Comunicação Ficar de Bem

Para mais informações: 
projetofenix@ficardebem.org.br
Telefone: (11) 4992-1234