Epson apresenta durante a FuturePrint Xperience soluções mais sustentáveis para pequenas, médias e grandes empresas. Foto: Divulgação/EPSON
Epson apresenta durante a FuturePrint Xperience soluções mais sustentáveis para pequenas, médias e grandes empresas. Foto: Divulgação/EPSON

Nesta semana, grandes players do setor têxtil, comunicação visual e serigrafia estarão reunidos na FuturePrint Xperience, um evento 100% online que trará conteúdo sobre as tendências do setor, irá promover networking e apoiar a geração de negócios. Na noite de ontem, a Epson esteve presente com uma apresentação sobre “A realidade da tecnologia digital na impressão têxtil”, apresentação de cases de impressão direta (DTG), sublimação e exibição do portfólio de soluções da empresa.

Segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), o Brasil tem a maior cadeia têxtil do Ocidente e é um dos setores da indústria de transformação que mais emprega no país. Isso coloca a indústria têxtil como uma das mais importantes do Brasil. Porém, de acordo com dados apresentados pela agência da ONU para o meio ambiente, no ano passado a indústria da moda foi o segundo setor da economia que mais consumiu água e produziu cerca de 20% das águas residuais do mundo.

Além disso, o setor está cada vez mais dinâmico, com consumidores exigentes, que buscam cada vez mais por peças personalizadas. Este cenário tem reduzido o intervalo entre as coleções lançadas durante o ano e aumentado a demanda de produção industrial. Atenta às necessidades do mercado, a Epson, ao longo dos últimos anos, vem desenvolvendo soluções de impressão digital para o setor têxtil, a fim de dar mais agilidade, sustentabilidade e expandir as possibilidades de negócios em estamparia no Brasil.

“Temos diferentes tipos de tintas e tecnologias de impressão que atendem desde uma pequena fábrica de camisetas até grandes indústrias de tecidos”, explica Tiago Silva, gerente de Produto da Epson.

Ainda predominantes no mercado, as estamparias analógicas consomem em média de 80 a 200 litros de água por quilograma de tecido estampado, enquanto a impressão digital com tinta pigmentada utiliza apenas dois litros. “Ao reduzir o consumo de água, diminui-se também o volume de água residuais enviadas para as usinas de tratamento e, por consequência, as emissões de carbono (cerca de 40%) que são liberadas nos processos de limpeza dessas águas”, explica Tiago.

Em fevereiro deste ano, a Epson inaugurou o Solutions Center, primeiro Centro de Soluções da América Latina focado no setor têxtil. O espaço é destinado a todos que queiram conhecer, testar e entender mais sobre as soluções de impressão digital da Epson.

Inscrições no site: http://futureprintxperience.com.br/