Quarto Deluxe. Foto: Divulgação
Quarto Deluxe. Foto: Divulgação

Já está de olho nas férias de dezembro e precisa de dicas de lugares para ir com a família? Então você vai amar o Hotel Solar do Imperador, na paradisíaca Porto Seguro. Um dos principais diferenciais do Solar é a sua gastronomia, famosa e reconhecida por seus clientes pela sofisticação e qualidade de cada produto oferecido em um regime de duas refeições por dia: o café da manhã colonial e o jantar. Mas, se o hóspede assim desejar, também pode se deliciar com pratos à la carte no almoço.

Charbel Tauil, diretor do Hotel Solar do Imperador. Foto: Divulgação

Falando em bem servir, outra qualidade do Solar do Imperador, que completou 30 anos no mês de setembro, é a preocupação com a carta dos vinhos.  Tanto que Charbel Tauil, diretor do Hotel Solar do Imperador e neto do casal Ivan Rodrigues e Georgette Tauil, fundadores do empreendimento, nos revela, em entrevista exclusiva, uma importante parceria.

“Hoje um dos nossos parceiros é a Casa Valduga, que dispensa apresentações. Além destes notáveis rótulos, temos também uma área na adega com alguns rótulos exclusivos nossos”, revela o membro da terceira geração de administradores.

Já que estamos falando de vinhos, o espaço onde a milenar bebida é armazenada proporciona um show à parte, tanto que já lhes renderam diversos prêmios. “O subterrâneo dela é todo em madeira e, em seu interior, onde são armazenados os vinhos, é de pedra”, explica Charbel.

Além da própria adega, outros dois espaços destinados ao prazer da culinária são o bar da piscina, estrutura que permite curtir o Solar de maneira ainda mais plena,  além do restaurante panorâmico. Tudo isso, conforme Charbel conta, sem abrir mão de uma generosa área verde, repleta de árvores que convidam o hóspede para a plena contemplação.

Atualmente o Solar do Imperador conta com 104 quartos, mas há espaço e planos de expansão em colocar em pé, com o mesmo padrão dos outros, mais 50 acomodações. 

História

 O casal Ivan Costa Rodrigues e Georgette Tauil passava alguns dias de descanso em Porto Seguro, no início da década de 1990, quando a dupla se encantou com um terreno que estava disponível para venda naquela cidade. Daquele ponto era possível avistar a parte alta do encontro do mar com o Rio Buranhém.

 Naquela época a região ainda era turisticamente pouco conhecida, mas como em uma clássica cena de amor à primeira vista, Ivan e Georgette compraram o terreno, que tempos mais tarde começaria a abrigar a casa de veraneio da família.

“Meu avô sempre teve negócios no Rio de Janeiro. Então ele falou ‘eu vou pra Porto Seguro e construo uma casa de férias pra todos. Só que, logo quando eles começaram, Porto Seguro já estava crescendo, então já tinha um mercado pedindo passagem para acontecer. E aí ele colocou para alugar dez quartos que já estavam prontos. Assim começou tudo”, relembra Charbel.

Ivan deixou este plano em 2018 e Georgette está com 83 anos, firme e na ativa, tocando o negócio com o neto e outros integrantes da família.

Solarium do Hotel Solar do Imperador. Foto: Divulgação