O Hospital Nardini, em Mauá, promoveu nesta semana diversas atividades relacionadas à campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Dias 17 e 18 de novembro, os urologistas Alexandre Gomes de Agostinho e Karlo Danilson de Moraes Souza abordaram, no período da manhã, aspectos sobre a prevenção e perigos da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil entre os homens e cerca de 75% dos casos no mundo são diagnosticados a partir dos 65 anos.
No plantão noturno, a palestra sobre a doença foi conduzida pelo ginecologista Tomás P. Smith-Howard, coordenador da Maternidade. A prática de atividades físicas é altamente recomendada para evitar o surgimento de diversos tipos de cânceres. Por isso, a unidade ofereceu aos colaboradores aulas de boxe e muay thai com o tricampeão brasileiro e sul-americano de boxe, Ailton Pessoa, e com o instrutor Guilherme Panzarini. Já as aulas de ritmos foram ministradas pelo convidado Lucas Rodrigues.
O cenário dos eventos foi elaborado pela terapeuta ocupacional Eliana Galvano, com apoio e organização da enfermeira do setor de Educação Permanente, Cláudia Maria, das assistentes sociais Ângela Coelho, Tereza Cristina, Jussara Silva e Camila Luana, além dos técnicos de Segurança do Trabalho, André Paixão e Fernanda Silva.
O câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens com câncer e atinge 13% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. O principal fator de risco é a idade e sua incidência aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Outros fatores de riscos conhecidos são o histórico familiar e fatores genéticos hereditários.
Visita Coren-SP
Outra ação organizada nesta semana foi a visita de representantes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), que estiveram dia 16 de novembro no auditório do Hospital Nardini para debater junto aos profissionais da categoria os aspectos do Código de Ética de Enfermagem. Organizada pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (NEPEP), a palestra foi realizada pela enfermeira Márcia Brito, conselheira do Coren-SP, com objetivo de retomar as atividades presenciais do órgão na unidade.