Todas as UBSs estarão abertas para ofertar exames de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, além da vacinação por livre demanda contra a Covid-19. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Todas as UBSs estarão abertas para ofertar exames de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, além da vacinação por livre demanda contra a Covid-19. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher e ao Março Lilás, a Prefeitura de São Bernardo promove, neste sábado (12/3), o “Dia D” da Saúde da Mulher, com todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para ofertar exames de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama e demais exames de rotina para o público feminino por agendamento, das 8h às 17h. Haverá ainda vacinação por livre demanda contra a Covid-19 e demais doses de rotina, das 8h às 16h.

Para o prefeito Orlando Morando, os investimentos em ações de prevenção são fundamentais e o Dia D é uma boa oportunidade para todas as mulheres, que muitas vezes, pela correria do dia a dia, não conseguem dar atenção ao autocuidado. “Já é tradicional do calendário de março a abertura das UBSs em um dos sábados para a realização destes exames de prevenção e rotina. Espero que tenha uma boa adesão por parte das mulheres”, refletiu Morando.

Durante toda a semana a unidades básicas focaram em atividades na Saúde da Mulher, que contou, além da realização dos exames diagnósticos, com grupos educativos de sexualidade, auriculoterapia, oficinas de maquiagem, atividade física, grupo de autoestima, entre outros, conforme a programação de cada UBS. “Estas práticas também estarão disponíveis para as mulheres no sábado e, mesmo que a paciente compareça na UBS sem agendamento prévio, ela será acolhida por nossas equipes”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Vacinação

 Com o avanço da cobertura vacinal e o abastecimento do estoque de vacinas, São Bernardo decidiu pela imunização contra a Covid-19 por livre demanda nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desde a última segunda-feira (7/3), o mesmo será válido para este sábado. Qualquer pessoa que esteja no prazo para tomar a dose deve se dirigir a uma das 33 UBSs portando documento de identificação e comprovante de vacinas anteriores, sem necessidade de agendamento.

Unidade móvel de mamografia

 A Unidade Móvel de Mamografia também faz parte dos equipamentos com serviço disponível no Dia D, neste sábado. A carreta estará estacionada na Praça da Matriz e atenderá todas as pacientes por livre demanda, com apresentação de pedido médico, com exceção das mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que não precisam apresentar o documento. A unidade tem capacidade para realização de 80 exames no dia, das 8h às 17h.