Um dos indivíduos descumpria medida protetiva contra vítima e foi encaminhado ao 8º DP; outro agressor foi detido e fichado por lesão corporal, ameaça e injúria- Fotos Divulgação/PMSBC

O projeto Guardiã Maria da Penha, equipe especializada da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo, prendeu entre domingo e esta segunda-feira (24 e 25/9) dois homens acusados de violência doméstica. Uma das vítimas acionou a guarda após o agressor, embriagado, tê-la arrancado da cama durante a madrugada, desferindo socos e chutes, e fugido na sequência. A mulher foi encaminhada para atendimento médico na UPA Demarchi. O acusado foi preso em flagrante no domingo pela manhã, ao retornar ao local do crime, por lesão corporal, ameaça e injúria envolvendo violência doméstica.

A equipe especializada prendeu em flagrante ainda, nesta segunda-feira (25/9), no bairro Cooperativa, outro homem que descumpria medida protetiva. O agressor já havia sido preso no ano passado por lesão corporal envolvendo violência doméstica. Segundo a vítima, recentemente, o homem arrancou a grade da janela da residência, invadindo a casa, com ameaças à família. Hoje pela manhã entrou novamente o local, quando a vítima acionou a GCM. Com apoio da viatura da área, o agressor foi encontrado e levado até o 8º DP.

“As ações da Guardiã Maria da Penha têm surtido grande efeito em São Bernardo. Só neste ano, já encaminhamos à Justiça outros quatro agressores que também estavam descumprindo a medida protetiva. No primeiro semestre foram mais de 30 atendimentos de ocorrências de violência doméstica, sendo essas vítimas encaminhadas à rede de proteção do município”, explicou Coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário de Segurança Urbana.

São Bernardo instituiu em 2021 a Lei Guardiã Maria da Penha para proteção de mulheres vítimas de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da GCM. O projeto nasceu de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana de São Bernardo com o Ministério Público de São Paulo.

OUTRAS AÇÕES DO FINAL DE SEMANA – No domingo (24/9), a GCM dispersou 1.500 torcedores do São Paulo que impediam a circulação de carros na Avenida Kennedy, no Jardim do Mar, após a conquista inédita do clube paulista da Copa do Brasil. A ação, contou com o apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

OPERAÇÃO NO RIACHO GRANDE – Com o a elevação de temperatura e aumento de turistas na região do Riacho Grande, a GCM, a Polícia Militar e a Marinha do Brasil uniram esforços para manter a segurança no local neste final de semana. Entre as ações, foram realizadas fiscalizações das embarcações na marina do Riacho Grande a fim de coibir e inibir condutores irregulares. Uma ação de fiscalização de carros na entrada do local foi realizada simultaneamente. No total, foram 26 embarcações fiscalizadas. Devido ao grande volume de pessoas, também foi realizado policiamento a pé.