Vindo diretamente de Pernambuco, o grupo de xaxado Bandoleiros de Solidão se apresenta nesta sexta-feira, ao meio-dia, em frente ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. O grupo, formado por 26 componentes, interpreta clássicos da música nordestina de compositores como Luiz Gonzaga, Rui Grudi e Amelinha e declama versos sobre a realidade do sertão. A apresentação, que acontece ao ar livre, é gratuita. O endereço é Rua Senador Fláquer, no Centro.
De acordo com o coordenador do grupo, Agrimele Alves da Silva, os Bandoleiros de Solidão nasceram há 21 anos, no município de Solidão, uma pequena cidade pajeuzeira, o que quer dizer localizada no Sertão do Pajeú (PE), região banhada pelo rio que era chamado pelos índios de “Payaú”, ou “rio do pajé”.
O grupo surgiu por meio de um programa do Governo do Estado de Pernambuco chamado “Ciranda da Criança”. Desde então, os Bandoleiros de Solidão viajam o Brasil para manter viva a cultura do xaxado. De acordo com Silva, várias gerações de músicos já passaram pelo grupo, somando cerca de mil pessoas.
Neste final de semana o grupo está em turnê por São Paulo, com apresentações agendadas em diversos espaços. A passagem do grupo pela capital paulista começa com uma apresentação nesta sexta na Praça da Sé, às 8h, e termina com show no Centro de Tradições Nordestinas, no domingo (25), às 16h. A programação completa pode ser acessada no Instagram do grupo (@bandoleiros_de_solidao).