A GOL Linha Aéreas é campeã na Folha Top of Mind 2020, pesquisa anual promovida pelo jornal Folha de S.Paulo que chega à sua 30ª edição, anunciada quinta-feira (29/10). A maior Companhia doméstica do País é a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria Turismo – Companhia Aérea.
Com 33% das menções, quatro pontos a mais em relação à pesquisa de 2019 e seu maior percentual histórico, a GOL recebe o prêmio pelo terceiro ano consecutivo. Entre os homens e na faixa etária entre 25 e 34 anos, a Companhia ultrapassou a média: 37% e 42%, respectivamente.
Para chegar às marcas vencedoras, o Datafolha entrevistou 7.584 brasileiros com idade acima de 16 anos. A partir da pergunta “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”, o instituto de pesquisas mapeia os resultados em diferentes categorias de serviços e produtos, com base nas respostas espontâneas do público.
A edição 2020 da Folha Top of Mind pesquisou 71 categorias principais, tão vastas como essenciais, como Turismo, Comunicação, Alimentação, Higiene e Beleza, Eletro e Compras. Há ainda outras 7 menções especiais, entre elas Confiança e Inovação, Performance, Meio Ambiente e Masculino e Feminino, sem falar da grande premiação, a Top do Top: a marca preferida de todas, sem distinção de categorias.
Prestes a completar 20 anos de história, em janeiro de 2021, a GOL se apoia em quatro pilares durante a pandemia: Saúde e Segurança, Empatia, Inovação e Retomada. Neste ano, a crise gerada pelo coronavírus trouxe incontáveis dificuldades para todos os setores da economia, com ênfase no aéreo, o que exigiu da Companhia atitudes rápidas para a preservação de recursos e, sobretudo, para reforçar os cuidados com a Segurança e a Saúde dos Clientes, Colaboradores e parceiros, valor número 1 da Companhia.
A inovação é um diferencial em sua trajetória na aviação comercial brasileira. Soluções implementadas nos últimos anos pela GOL foram de imensa valia nos meses mais árduos da pandemia. Seu reconhecido pioneirismo foi capaz de apresentar aos Clientes, dois anos atrás, o check-in por biometria facial – ou Selfie Check-in -, que permite evitar o contato humano nos processos em aeroportos e, consequentemente, diminui o risco de contaminação pela Covid-19. Em meados deste ano, mais uma novidade: o check-in via WhatsApp, unindo praticidade e autonomia. E, em setembro, a tradução em Libras a bordo, indicada a pessoas com dificuldades de comunicação, algo que pode se acentuado pelo uso obrigatório de máscaras, instituído pela Companhia desde 10/5.
Após ter apresentado ao mundo a GAL, seu robô de autoatendimento, em 2019, neste mês foi a vez de colocar em POC (prova de conceito) o robô de tele presença no aeroporto internacional de Guarulhos. Pilotado remotamente por atendentes da GOL, o novo dispositivo permite aos Clientes tirar dúvidas e fazer o check-in fazendo uso só da voz, sem toque na tela e sem precisar se dirigir ao balcão ou aos agentes de aeroportos – mas sempre com o suporte de um profissional online. Mais um fator de Segurança em tempos que exigem alerta e cuidados extras.
A Companhia detém 40% do mercado nacional e tem como propósito “Ser a Primeira Para Todos”. Carrega desde a sua fundação o DNA da diversidade, que se reflete tanto no público que atende e ocupa com pluralidade suas aeronaves quanto no público interno: Colaboradores de todas as raças, idades (incluindo os 50+) e gêneros, uma postura aberta e inclusiva que acredita na diferença como gatilho para o novo e para a criatividade.
Simples, humana e inteligente, a GOL percebeu no início da pandemia a urgência da palavra solidariedade: olhar com empatia para seus Clientes, parceiros, fornecedores e para a sociedade, em busca do bem comum. Foi a primeira Companhia nacional a oferecer a gratuidade nas passagens aéreas aos profissionais de saúde que precisam se deslocar pelo País para prestar cuidados aos doentes da Covid-19. A empresa lançou ainda, no mês de agosto, em parceria com a agência Spray Content, a iniciativa Aproximando Distâncias, um portal sem fins lucrativos para venda de arte, artesanato e culinária regional, com entrega em todo o Brasil, cujo objetivo é colaborar com o ecossistema do turismo brasileiro, tão afetado pelo coronavírus.
“Vivemos tempos em que a informação definitivamente passou a ser o item de mais valor, e isso implica que a Segurança e o Cliente estejam à frente. A GOL continua aprendendo com a pandemia e apostando que, com criatividade e responsabilidade, conseguiremos atravessá-la e permanecer no caminho certo. Nesse momento de retomada consciente do turismo no País, temos o papel de gerar confiança e esclarecer o quanto é seguro voar”, afirma Loraine Ricino, diretora de Marketing, Comunicação Externa, Canais Digitais e Sustentabilidade da GOL.
Os resultados da pesquisa conduzida pelo Datafolha foram anunciados em uma cerimônia online (gravada previamente e individualmente pelas marcas, para evitar aglomerações). Nesta 30ª edição do prêmio, o instituto conduziu a análise por telefone, envolvendo todas as regiões brasileiras.