
Nesta quinta-feira, 18/11, São Bernardo conquistou o reforço de 500 pistolas calibre 40. O armamento que até então vinha sendo utilizado pela Polícia Civil de São Paulo foi transferido pelo Governo do Estado de São Paulo nesta manhã em cerimônia com a participação do prefeito Orlando Morando e do secretário estadual da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos. Considerado mais moderno que as armas utilizadas atualmente na corporação, o novo armamento substituirá o revólver 38 dos agentes municipais.
Trata-se da maior transferência já realizada pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo para um município do Estado, em um investimento estimado de R$ 2,6 milhões. A transferência ocorre após o governador João Doria sancionar, em março deste ano, projeto de lei de autoria da deputada estadual, Carla Morando, que dispõe sobre a cessão de armamento das polícias Civil e Militar aos servidores das Guardas Civis Municipais. A parlamentar esteve presente no evento ao lado de demais autoridades, incluindo, o secretário municipal de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.
“Com esse armamento, além de substituirmos o revólver calibre 38, nossos guardas municipais passarão a contar com uma pistola moderna, com capacidade superior às armas que tínhamos até então. É mais um reforço importante no combate à criminalidade em São Bernardo”, destacou o chefe do Executivo. “As armas estão em perfeito estado, revisadas e só temos a agradecer ao Governo do Estado pela iniciativa”.
De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, a transferência do armamento sinaliza a boa cooperação entre as forças policiais do Estado de São Paulo. “Fortalecer as Guardas Civis Municipais é investir na segurança como um todo e essa transferência de armas mostra a importância desta parceria”. “O dia de hoje é muito importante e simbólico. É a primeira doação do Estado para o município depois que a minha lei foi sancionada”, completou a deputada estadual, Carla Morando.

Próximos passos
Em posse do novo armamento, a GCM de São Bernardo fará agora procedimento junto à Polícia Federal e ao Exército para troca de registro das armas. Paralelo a isso, guardas municipais receberão treinamento para manuseio correto das novas pistolas. Com isso, a expectativa é que os agentes municipais passem a atuar com o novo armamento a partir de janeiro de 2022.
Denominação
Ainda nesta manhã, a Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo alterou sua placa de identificação e recebeu o nome “Delegado Doutor Jorge Miguel” como forma de homenagear o policial, que dedicou 40 anos da sua vida à Polícia Civil do Estado de São Paulo. Um dos casos de destaque que o profissional esteve à frente foi o esclarecimento da morte do ex-governador do Acre, Edmundo Pinto, em 1992.
Estrutura
Inaugurada em 2019, a unidade especializada está sediada nas dependências de Centro de Operações Integradas (COI) e é a primeira sede regional do Estado de São Paulo. A Deic reúne todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência.
Como resultado dos trabalhos realizados pela Deic, desde a sua criação, 290 pessoas foram detidas e 3,8 toneladas de drogas apreendidas. No mesmo período, as equipes ainda instauraram cerca de 660 inquéritos policiais e todas as ações de polícia judiciária da unidade ainda retiraram de circulação mais de 30 armas de fogo ilegais.