Ação aconteceu pelas ruas do bairro. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
Ação aconteceu pelas ruas do bairro. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Nesta terça-feira, 03/08, a Guarda Civil Municipal de São Bernardo realizou mais uma operação integrada, desta vez no bairro Taboão, com objetivo de coibir ações criminosas como furtos e roubos no município. Com apoio da Polícia Militar, mais de 70 agentes de segurança e 30 viaturas foram deslocadas para o bairro, onde as forças policiais promoveram pontos de bloqueios e rondas da região, priorizando o bem-estar e a segurança dos moradores.

Ação reuniu mais de 70 agentes de segurança e 30 viaturas para coibir ocorrências de roubo e furto. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

“Embora os indicativos de criminalidade de São Bernardo estejam em queda em muitas regiões da cidade, sabemos que o roubo e o pequeno furto são crimes que temos que combater diariamente com patrulhamento e rondas ostensivas. Por isso, a importância dessas operações integradas”, destacou o prefeito Orlando Morando.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, a escolha do bairro Taboão para realização da operação de hoje ocorre após a equipe da GCM identificar crescimento de alguns indicadores criminais no bairro, que faz divisa com Diadema e São Paulo. “A operação é fruto da análise criteriosa dos índices criminais e apontamentos que recebemos dos moradores e comerciantes. Hoje, especificamente, temos atuado no Taboão para saturar ocorrências de pequenos delitos”.

Bloqueio

Durante a operação, a Guarda Civil Municipal promoveu pontos de bloqueio na Avenida 31 de Março, Avenida Helvétia, Rua Luiz Feriani, Rua Eugênia Sá Vitale, Avenida do Taboão e Avenida Água Funda.

Queda na criminalidade

Dados divulgados no último mês pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo mostram que São Bernardo encerrou o primeiro semestre de 2021 com queda nos principais indicadores de criminalidade. De janeiro a junho, na comparação com o mesmo período de 2020, o município reduziu as ocorrências de homicídio (-35%), estupro (-7,69%) e roubo de veículos (-3,74%).