
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Pires intensificou o patrulhamento ostensivo no dia 1º de janeiro, com ações na Rodovia SP-031 (Índio Tibiriçá) e no bairro Jardim Caçula. As operações resultaram em prisão em flagrante, recuperação de uma motocicleta furtada e intervenções para conter tumultos, por meio de ações da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), com o objetivo de garantir a segurança da população durante as festividades de fim de ano.
Na manhã do dia 1º, equipes da GCM realizavam patrulhamento pela Rodovia SP-031 quando abordaram dois indivíduos em uma motocicleta sem emplacamento e sem o uso de capacete. Durante a averiguação, foi constatado que o veículo era produto de furto ocorrido no município de Rio Grande da Serra. O condutor foi preso em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, permanecendo à disposição da Justiça. A motocicleta foi apreendida, periciada e posteriormente devolvida ao proprietário.
Ainda na madrugada do dia 1º de janeiro, a GCM atuou em uma ação de choque motorizado no Jardim Caçula, após acionamento para desobstrução de via pública em razão de aglomeração e tumulto. Mesmo após a emissão de sinais sonoros, luminosos e ordens verbais, foi necessária a dispersão do grupo para garantir a segurança e a livre circulação no local. A intervenção ocorreu de forma controlada e preventiva, com o objetivo de restabelecer a ordem pública.
“A presença ostensiva da Guarda Civil Municipal foi fundamental para inibir crimes e agir com rigor diante de situações de irregularidade e tumulto. A atuação firme das equipes assegurou a manutenção da ordem, a proteção dos cidadãos e um fim de ano ainda mais tranquilo”, afirmou o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, Arlei Capoccio.


















