A Fundação das Artes de São Caetano do Sul, por meio dos programas PRONATEC Mulheres Mil e + Qualificação, apresenta Setembro Surdo: um ciclo de palestras para a promoção da acessibilidade e o fortalecimento do protagonismo da cultura surda. A atividade vai de 20 a 27 de setembro, nas unidades “Milton Andrade” e “Santa Paula” da instituição. Todas as ações são gratuitas e abertas a todos os públicos. 

Os encontros terão a participação de convidados de destaque, tais como o Prof. Dr. Márcio Holossi (Unifesp), a atleta Geisa Oliveira – medalha de ouro no Badminton nos Jogos Pan-americanos de Surdos 2024, o ator Sandro Santos, além das irmãs Thais Campos Silva e Marta Campos Silva, representantes surdocegas.

A abertura será com o Coral Pronatec, sob a regência dos professores Mariane Mattoso, Marcello Puccini e Melissa Paiva, em uma apresentação com acessibilidade em Libras pelos alunos da turma de Libras Avançado, orientados pelos professores Felipe Torres e Bruno Ramos.

A programação inclui ainda histórias bilíngues (em português e Libras) com a Cia Arte Raiz, a tradução em Libras do espetáculo Terra.Quimera e o lançamento do curta-documentário “Todo Coração Bate em Silêncio”, dirigido por Sabrina Caires e Paulo Duarte, que retrata a trajetória de Lívia Paixão — mulher negra, mãe solo e surda profunda, que enfrenta os desafios sociais e pessoais com força, resiliência e expressão por meio da Língua de Sinais.

Programação

Fundação das Artes unidade Milton Andrade: Rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Osvaldo Cruz, São Caetano
20 de setembro, sábado
18h Canto Coral em libras, com alunos do curso Pronatec Libras Avançado e Canto Coral
19h Espetáculo cênico com acessibilidade em Libras “Terra.Quimera”, com a Turma 73 da Escola de Teatro

Fundação das Artes unidade Santa Paula: Rua Martim Francisco, 471, bairro Santa Paula, São Caetano
22 de setembro, segunda-feira
19h30 Performance Surda, com Sandro Santos
20h Palestra “Educação Bilíngue”, com Marcio Holossi  

23 de setembro, terça-feira
14h30 Contação da história “Conto de enganar a morte”, com Cia Arte Raiz (em português e Libras)

24 de setembro, quarta-feira
9h30 Palestra “Meu mundo é visual”, com Geisa Oliveira

25 de setembro, quinta-feira
19h30 Palestra e vivência “Surdo cegueira – realidade e limitações”, com Thais Campos Silva e Marta Campos Silva

27 de setembro, sábado
10h Lançamento do curta documentário e bate-papo com elenco e produção de “Todo Coração bate em silêncio”. Produção: Reza Brava Filmes