Material também destaca a atuação regional e estadual da FUABC no combate à pandemia de Covid-19. Foto: Divulgação
Material também destaca a atuação regional e estadual da FUABC no combate à pandemia de Covid-19. Foto: Divulgação

A Fundação do ABC acaba de publicar portfólio com informações variadas sobre suas áreas de atuação, indicadores de gestão, responsabilidade corporativa, detalhamento das unidades gerenciadas e destaque para a atuação da entidade e de seus mais de 26 mil colaboradores no combate à pandemia de Covid-19. Com 20 páginas, o material de divulgação é um compêndio de dados históricos e atuais que retrata o que é a FUABC, sua importância regional e a franca expansão da instituição no Estado de São Paulo, onde é responsável pela gestão de diversos serviços públicos de saúde em 14 municípios, em parceria com prefeituras e Governo do Estado. Dedicada integralmente ao ensino, pesquisa, gestão e à assistência à saúde, a entidade acumula mais de 50 anos de expertise nessas áreas.

Em meio à pior pandemia registrada nas últimas décadas, a FUABC ocupou lugar de destaque e protagonismo na saúde pública regional e estadual. O material detalha a atuação da entidade no enfrentamento ao novo coronavírus, quando contratou mais de 4 mil novos funcionários diretos, abriu cerca de 800 leitos exclusivos para tratamento da doença e geriu assistencial e administrativamente cinco hospitais de campanha. Além desse conteúdo, há espaço para a relevante atuação do Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), que firmou convênio com 10 municípios paulistas para realização de exames de detecção da Covid-19. No local, são analisadas por dia cerca de 900 amostras.

No âmbito de Recursos Humanos, o destaque fica por conta da evolução anual no número de colaboradores diretos. Entre 2015 e 2020 o crescimento foi de 22%, saltando de 21.489 funcionários para 26.214. No portfólio, o gráfico da área exemplifica os números anuais de todo o período. Já os indicadores financeiros contemplam a evolução contábil da entidade dos últimos anos, o aumento de 97% no número de fornecedores ativos (de 10.371 para 20.395), entre outros índices.

Recentes projetos implantados pelas áreas técnicas da Mantenedora também tiveram espaço para divulgação no material. São os casos do serviço de Ouvidoria da FUABC, que teve início em agosto de 2020 e é destinado à população e colaboradores internos; do lançamento da ferramenta de Business Intelligence, conhecida pela sigla B.I., plataforma que integra indicadores de gestão de todos os serviços de Saúde geridos pela FUABC; além do Planejamento de Controle Orçamentário (PCO), cujo objetivo é o controle financeiro de todas as unidades da FUABC, com foco na prevenção de eventuais déficits nos contratos. Instrumento de Compliance, governança corporativa e transparência são outros temas abordados.

Por fim, o portfólio dedica algumas páginas que reúnem as inúmeras premiações da entidade, o volume de atendimentos assistenciais, o mapa de atuação no Estado de São Paulo e uma detalhada linha do tempo com fatos marcantes desde a criação da FUABC, em 1967. O material será enviado ao Conselho Curador da FUABC e às unidades gerenciadas. Também está disponível para acesso on-line pelo site: https://is.gd/J3HJoi.