O Sem Parar, empresa do Grupo Fleetcor e líder de pagamento automático, realizou uma pesquisa com clientes do estado de São Paulo para analisar como os paulistas se organizaram para suas viagens durante o Carnaval. A pesquisa foi realizada entre 26 de janeiro e 10 de fevereiro, com mais de 1370 clientes do estado de São Paulo.
Dos entrevistados que afirmaram já ter um plano para viajar durante o feriado, 33% garantiram que irão para a estrada já na quinta-feira, antes do início oficial da festa mais esperada pelos brasileiros. Tanta ansiedade pode ser explicada pelo fato de que 42% dos entrevistados não pegavam a estrada no Carnaval desde 2020, ano em que teve início a pandemia.
A antecedência na viagem, que pode impactar no fluxo das rodovias do estado antes do esperado, pode ser explicada, em parte, pelo trabalho em regime de home office, que possibilita que profissionais possam trabalhar remotamente. A sexta-feira segue sendo o dia preferido para a viagem, com 37% dos respondentes e o sábado, com 21%.
Além de começarem mais cedo, 74% dos entrevistados também disseram ter se planejado financeiramente para curtir o período. Quando perguntados sobre a hospedagem durante a viagem, 47% afirmaram que se hospedarão na casa de amigos ou família.
Em relação ao destino do Carnaval, os foliões se dividem: 35% afirmam que viajarão para o interior paulista e 34% irão para o litoral do estado. 5% afirmaram que irá viajar para curtir o Carnaval na cidade do Rio de Janeiro.
Sombra e água fresca
A surpresa da pesquisa foi a indicação do motivo da viagem. Diferente do esperado, 60% dos respondentes pretendem viajar para aproveitar a natureza, a praia e o sossego em vez de curtir os bloquinhos e a agitação.
Festa em família
66% da amostra disse que irá desfrutar das viagens na folga festiva com a família e 22% com parceiros.
Carnaval zen
Dos 46% dos entrevistados de SP que disseram que não irão viajar, 30% alegaram que preferem viajar fora da época do feriado e 29% afirmaram que preferem a data para descansar e sossegar.
Nesse grupo dos que não vão viajar, 9% afirmaram que irão curtir a festa em suas cidades e 21% terão que trabalhar em algum dia durante os festejos.