Em formato totalmente virtual, mas sem deixar de lado sua essência que é valorizar as belezas naturais, a história e os moradores da região, o Festival de Inverno de Paranapiacaba chega à vigésima edição no próximo final de semana, dias 31 de julho e 1º de agosto, com música, teatro, depoimentos e vídeos sobre a Vila, além de diversas outras atrações. O FIP 2021 foi lançado oficialmente pelo prefeito Paulo Serra em cerimônia que aconteceu na plataforma do Expresso Turístico de Paranapiacaba, um dos pontos turísticos mais importantes da Vila Inglesa.
Nos dois dias de Festival, as apresentações serão realizadas a partir das 13h, com quatro blocos de uma hora a cada dia, com transmissão pelo canal do YouTube e pelo Facebook da Prefeitura. A programação completa pode ser conferida no hotsite www.santoandre.sp.gov.br/fip
“Dá uma saudade muito grande do Festival com todo mundo passeando, curtindo a Vila, mas ainda não é o momento. Precisamos esperar mais um pouco para que, com o avanço da vacinação, todos possam aproveitar esse lugar com tranquilidade e segurança”, destacou o prefeito Paulo Serra.
O prefeito acrescentou que, enquanto o FIP presencial não é possível, o Festival de 2021 trará mais de 60 atrações que mantém esse vínculo intenso com a Vila e mais algumas novidades, entre elas o concurso “Paranapiacaba é Show!” e a exibição da videoarte “De Onde se Vê o Mar”, produzida pela Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) para o encerramento do Festival com a música inédita “Nascentes”, do compositor Felipe Senna.
Finalidade
O concurso “Paranapiacaba é Show!” foi criado com o objetivo de destacar as características típicas, curiosidades, memórias, imaginário local e as potencialidades turísticas da Vila de Paranapiacaba. Os 29 vídeos inscritos abordam de forma criativa as categorias arte e artesanato, o Cambuci e culinária local, lendas, imagens, lugares e depoimentos, e serão postados no Instagram da Prefeitura no início do Festival. Serão premiados três trabalhos de cada categoria, de acordo com número de curtidas e compartilhamentos do público. Cada selecionado receberá prêmio de R$ 1 mil (mil reais), totalizando R$ 18 mil (dezoito mil reais).
Como a grande atração do festival será, assim como ocorreu nas últimas três edições, a própria Vila, a programação traz a apresentação de vídeos de 50 artistas e grupos selecionados por convocatória, priorizando temas de Paranapiacaba. Além da Ossa, o Festival contará com apresentações da Banda Lira e do Coro da Cidade.
Haverá também atividades recreativas para se fazer em casa. Já a parceria com o Sesc Santo André, que todos os anos leva grandes nomes da música ao icônico Clube União Lyra Serrano, trará para o público depoimentos de artistas que passaram pelo festival no longo das 19 edições já realizadas.
“Com o impacto causado pela pandemia no setor cultural, é muito importante retomar um evento grandioso como o FIP de forma online, já que o momento pede, sem deixar de valorizar a Vila de Paranapiacaba e os artistas da cidade e da região”, reforçou a secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz.
Hotsite
Como nas edições anteriores, o festival conta com um hotsite (www.santoandre.sp.gov.br/fip). Além de toda a programação, a publicação oferece informações sobre a Vila, sobre o concurso “Paranapiacaba é Show!”, a exposição virtual “Memórias”, com 40 fotos do acervo do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa e um retrospecto das edições anteriores. O público poderá consultar ainda o guia de serviços e o catálogo de empreendedores locais.
Praça João Gaspar
Em sua visita à Paranapiacaba nesta sexta, o prefeito Paulo Serra realizou a entrega da Praça João Gaspar, que fica na parte alta da Vila. O terreno, onde antes havia apenas um playground antigo, onde a comunidade jogava futebol entre os brinquedos, agora abriga uma praça protegida por alambrado e conta com portão de acesso a um campo de futebol com grama natural – para atender à solicitação dos conselhos de patrimônio histórico – e playground com brinquedos, além de bancos e arborização da calçada.
O prefeito aproveitou para conferir, ainda. as três novas guaritas do Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba. As antigas guaritas de madeira, com apenas dois metros quadrados, foram substituídas por novas, maiores, com sanitário, para os funcionários realizarem com mais conforto e segurança o controle de acesso das trilhas. As trocas de guarita são uma recomendação do Plano de Manejo do Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba.
Durante a visita à Vila, o prefeito Paulo Serra também vistoriou as obras de restauro do campo de futebol de Paranapiacaba. As intervenções vão recuperar as características originais da centenária arquibancada e do vestiário, e incluem a construção de uma nova arquibancada e um vestiário do lado oposto, bem como um banheiro público.
Serviço
20º Festival de Inverno de Paranapiacaba
Apresentações musicais, teatrais, vídeos sobre a Vila e atividades de lazer, entre outros, sempre pelas redes sociais
Dias 31 de julho e 1º de agosto de 2021, a partir das 13h
Hotsite: www.santoandre.sp.gov.br/fip
Transmissão pelo canal do YouTube e pelo Facebook da Prefeitura de Santo André