Nos dois dias de evento doações chegaram a três toneladas, o triplo da edição anterior. Foto: Angelo Baima/PSA
Nos dois dias de evento doações chegaram a três toneladas, o triplo da edição anterior. Foto: Angelo Baima/PSA

A Feira do Natal Solidário, realizada em Santo André no último fim de semana (11 e 12), recebeu quantidade recorde de doações. Foram três toneladas de alimentos não perecíveis arrecadadas e que serão destinadas, por meio de cestas básicas, às entidades assistenciais do município. Na primeira edição do evento, em 2019, a quantidade chegou a cerca de uma tonelada de alimentos. O evento, uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, contou com a participação de 40 entidades, no estacionamento do Paço Municipal, em espaço aberto, com todos os protocolos sanitários cumpridos, inclusive com a utilização obrigatória de máscaras.

“Mais uma vez Santo André mostra que é uma cidade solidária. Essa mobilização que envolve atitudes de amor e carinho com o próximo são motivo de muito orgulho e emoção. Nosso esforço segue no sentido de proporcionar um Natal com dignidade para as famílias andreenses que mais precisam. Nesse momento de união, esse resultado é o nosso maior presente”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra.

A programação do Natal Solidário em Santo André prossegue até o dia 23 de dezembro com a campanha “Doar é um ato de amor” em todos os locais onde são realizadas atrações natalinas na cidade. Os munícipes podem levar alimentos não perecíveis, brinquedos, panetones, balas e pirulitos, além de produtos de cama, mesa e banho. Outros pontos de arrecadação são as Lojas Solidárias nos shoppings ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho Santo André, os pontos de vacinação drive-thru, e a sede do Banco de Alimentos, localizada na Avenida dos Estados, 2.195, além de dezenas de estabelecimentos comerciais em toda a cidade.

Show das Águas inaugurado no Paço Municipal. Foto: Angelo Baima/PSA
Show das Águas inaugurado no Paço Municipal. Foto: Angelo Baima/PSA

Atrações

Um dos destaques da programação é a Vila de Natal, no Parque Celso Daniel. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos sábados e domingos, das 14h às 22h. O clima de Natal começa na entrada principal do parque. A Casa do Papai Noel tem decoração natalina, máquinas de neve artificial e trenó cenográfico. A Vila do Papai Noel no Espaço Coreto do Parque é outra atração, com personagens clássicos pela vila, túneis de luzes e iluminação cênica.

No Paço Municipal está sendo apresentado o Show das Águas, com luzes cênicas no espelho d’água do Paço Municipal, das 18h às 22h, até o dia 23. Para completar o cenário foi montada ao lado uma Árvore de Natal com 30 metros de altura e decoração cenográfica.

A Vila de Luzes e o drive-thru solidário também estão de volta, na Avenida Professor Valdemar Mattei, em frente ao Parque Central. Mais de 100 metros de iluminação natalina, piso cenográfico no canteiro central para interação dos personagens natalinos com os veículos, árvore de Natal com dez metros de altura, iluminação cênica e máquinas de neve artificial encantam público até 23 de dezembro, das 18h às 22h.

No domingo (19) haverá apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André (Queen Concert), cinema ao ar livre (com exibição do filme “Expresso Polar”), Food Truck e show de drones no Parque Central, a partir das 18h.

No Parque Chácara Pignatari, no Bairro Santa Teresinha, também tem Vila do Papai Noel no Espaço Coreto. Entre as atrações estão máquinas de neve artificial, personagens clássicos, apresentação do Coro de Santo André, iluminação e decoração cênica natalina. O funcionamento vai até 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos finais de semana, das 14h às 22h.

A utilização de máscaras é obrigatória em todos os eventos, inclusive aqueles em locais abertos. A programação completa do Natal Solidário 2021 está no site: www.natalsolidariosantoandre.com.br

O Natal Solidário 2021 é uma realização da Ale Light, com apoio da Prefeitura de Santo André e do Fundo Social de Solidariedade. O evento conta com o patrocínio de Nova Ceasa ABC e Patriani, e copatrocínio de Azcon, Paulista, Peralta, LGBS, Acisa, Asservo, Grand Plaza, Ossel, Serg Paulista e GC Medical.