Blitz aconteceu neste final de semana. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
Blitz aconteceu neste final de semana. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

No primeiro fim de semana de vigência do Período Emergencial, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo encerrou ao menos 32 pontos de aglomeração espalhados por seu território. Juntas, as ocorrências resultaram na dispersão de mais de 2.400 pessoas presentes em eventos diversos, desde competição de empinar moto até concentração de pessoas em vias públicas. Os flagrantes ocorreram entre sábado (27) e domingo (28), justamente no período em que a Prefeitura intensificou as restrições de funcionamento de serviços em geral, visando combater a disseminação da Covid-19.

Entre as ocorrências atendidas pela corporação, o destaque negativo ficou por conta da dispersão de cerca de 1.000 ciclistas e pedestres espalhados em diversos pontos da Estrada Caminho do Mar, às margens da Represa Billings. O caso aconteceu na manhã de domingo (28/03). Os frequentadores que utilizavam o trajeto como rota cicloviária e para caminhada durante o flagrante deixaram o local sem resistência, após orientação de guardas municipais.

Ainda no domingo, a Guarda Civil Municipal encerrou uma concentração de motociclistas no Jardim Limpão. Cerca de 300 pessoas que bloqueavam a Rua Alberto Benecasa, durante uma competição de empinar moto, foram dispersadas da via com a chegada das equipes. Quatro motos foram recolhidas e levadas ao pátio municipal por estarem em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“As restrições do Período Emergencial são fundamentais para que possamos diminuir o ritmo de contágio da Covid-19, num momento em que as redes pública e privada de Saúde enfrentam um aumento considerável de pacientes internados. O momento atual da pandemia requer cuidado redobrado e colaboração para vencermos este desafio”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Ocorrências

A fiscalização realizada pela Prefeitura de São Bernardo, com apoio de equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, resultou ainda no fechamento 43 estabelecimentos comerciais por desrespeito aos decretos municipais vigentes, neste fim de semana. Deste total, três estabelecimentos foram lacrados após ser constatado reincidência das infrações cometidas.

Durante a vigência do Período Emergencial, a Guarda Civil Municipal tem intensificado a fiscalização em todo a cidade, inclusive, com a instalação diária de pontos de bloqueios das 22 às 4h.

Caso os moradores flagrem ocorrências de aglomeração ou desrespeito aos decretos municipais, podem denunciar através do telefone 153 da GCM. O atendimento é feito 24h por dia.