Cerca de 1500 estudantes compareceram à 1a edição do Expo Profissões na tenda do Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires,. Foto: Divulgação/PMRP
Cerca de 1500 estudantes compareceram à 1a edição do Expo Profissões na tenda do Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires,. Foto: Divulgação/PMRP

Cerca de 1500 estudantes passaram pela tenda do Complexo Ayrton Senna durante a primeira edição da Expo Profissões, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 4 de março. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SDER), o evento contou com a parceria de instituições de ensino superior, cursinhos pré-vestibulares entre outros (CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola; Intec, USCS; Unicesumar; ENAU, FATEC, FSA, FADISA, FATEJ, UNIASSELVI, Ohmori Vestibulares, Strong Educacional, São Judas, Anhembi Morumbi e FAUESP).

Estudantes Luana Carrera de Oliveira e Carolina Marques aproveitaram a Expo Profissões para esclarecer dúvidas com as instituições de ensino superior. Foto: Divulgação/PMRP

A estudante Luana Carrera de Oliveira, 14 anos, já sabe qual profissão quer seguir, mas aproveitou a oportunidade para conhecer as instituições de ensino e esclarecer algumas dúvidas. “Atualmente quero ser psicóloga. Gosta muito de estudar a mente humana, então acho que me daria bem com a profissão. Mas, para quem ainda está em dúvida do que fazer, ter acesso a todo conteúdo da Expo vai ajudar muito”, completou.

A amiga Carolina Marques, 14 anos, que pretende cursar duas faculdades – Direito e Psicologia – aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Uma oportunidade muito legal para quem ainda tem dúvida sobre qual área quer seguir ou qual universidade pretende estudar. Aqui conseguimos ter uma visão geral de todas as instituições e cursos que elas oferecem”, completou.

“Considerando que a atual gestão preza pelo bem social educacional e econômico desta geração, que caminha em busca de empregabilidade e autonomia financeira, o evento culmina em transparecer o protagonismo das instituições de Ensino Superior, cujo papel fundamental é promover o alcance da empregabilidade e não estagnação. Os jovens visitaram o espaço, participaram de palestras, fizeram testes vocacionais e saíram com muitas informações do melhor conteúdo que o futuro profissional pode oferecer”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Marli Silva.

Além de conhecer sobre a estrutura e cursos ofertados sobre as instituições de ensino superior, os estudantes puderam participar, também, de ciclo de palestras.