Evento terá discussões sobre políticas públicas voltadas à igualdade racial. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Evento terá discussões sobre políticas públicas voltadas à igualdade racial. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência de São Bernardo, irá promover nesta terça-feira, 08/02, das 17h às 22h, a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Com o tema “Enfrentamento ao racismo e outras formas correlatas de discriminação étnicas-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”, a conferência tem como objetivo discutir políticas públicas voltadas à igualdade racial e construção de uma sociedade antirracista.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, o evento ocorrerá de maneira virtual, com transmissão pelo Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=Z7ZmWunH1is). Além de membros da Administração, o evento contará com a participação de representantes de instituições e movimentos que atuam na temática étnico-racial.

Interessados devem realizar a inscrição através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfiwSECRA_D4lrTiGp4gkGqNgAcgen313PY7K-SLuK9xGZF8Q/viewform?usp=sf_link. As vagas são limitadas.

“A realização da conferência é uma ação concreta da Prefeitura para transformar nossas ideias em políticas públicas e ações concretas, visando transformar São Bernardo numa cidade mais igualitária”, destacou o secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Pery Cartola.

Durante o encontro, os participantes poderão debater e analisar políticas públicas voltadas à igualdade racial, assim como terão a oportunidade de eleger os delegados e delegadas que irão representar o município durante a 4ª Conferência Regional/Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Aula magna

A conferência contará ainda com aula magna do professor Leon Santos Padial, Doutor em Ciências e Mestre em Filosofia pela USP. O profissional é graduado em Gestão de Políticas Públicas e licenciado em Sociologia. É membro da Comissão de Políticas Afirmativas (CPAF) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do ABC. Atualmente, atua como Executivo Público de carreira no Governo do Estado de São Paulo.

Tem no seu currículo ainda passagem pelo cargo de Gerente de Políticas para a Igualdade Racial na Prefeitura de São Bernardo entre 2009 e 2013. Foi também coordenador do Grupo de Trabalho Igualdade Racial do Consórcio Intermunicipal Grande ABC no biênio 2012/2013.