Nos dias 25 e 26 de outubro, a partir das 18h30, especialistas em educação discutem os principais desafios para os gestores da educação pública em um evento gratuito. Arte: Divulgação
Nos dias 25 e 26 de outubro, a partir das 18h30, especialistas em educação discutem os principais desafios para os gestores da educação pública em um evento gratuito. Arte: Divulgação

A pandemia transformou diversos cenários mundo afora, inclusive a educação. De acordo com a pesquisa O impacto da Pandemia na Educação , realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e divulgada em abril deste ano, a defasagem na aprendizagem cresceu após o confinamento social. Mas ao mesmo tempo, a tecnologia educacional deu um salto para acompanhar a implementação das metodologias modernas, para que as aulas pudessem continuar. Gestores, professores e alunos precisaram se adaptar, primeiro às aulas online, e agora ao retorno dos encontros presenciais, trazendo consigo uma bagagem de aprendizados, tecnologias e práticas descobertas durante a quarentena.


Por isso, a Reeducation, parceira do Google For Education especializada em educação e governo, irá proporcionar um evento online, nos dias 25 e 26 de outubro, a partir das 18h30, para discutir os maiores desafios enfrentados por gestores do segmento, além de abordar como as escolas públicas ao redor do mundo estão se adaptando a este novo momento. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://edu.reeducation.com.br/jornada-reeducation. “A Jornada Reeducation também é o lançamento oficial da marca, nesse início do trabalho como parceira do Google já tivemos excelentes resultados. Nosso objetivo é democratizar as inovações tecnológicas para instituições de ensino e fazer com que a tecnologia colabore com o processo de aprendizagem e a gestão escolar”, afirma Michel Godoi, CEO da Reeducation.
No setor público, o desafio do gestor é muito maior, afinal há diversas limitações. “Não é possível afirmar com certeza os principais desafios pós-pandemia no setor da educação, o que faz com o tema de discussão do evento seja tão pertinente. Junto aos palestrantes iremos refletir esses principais desafios e pensar possíveis soluções. Nossa intenção também é trazer cases do cenário internacional para comparar com os do Brasil, e identificar o que ocorreu de positivo lá fora que funcionaria no nosso país”, esclarece Godoi.

Abordagem
A Jornada Reeducation terá importantes palestrantes da educação brasileira como a professora Doani Bertan, Maria Inês e Jayse Ferreira, e do cenário internacional, como a Secretária Geral Acadêmica da Universidad Insurgentes (México), Adriana Portilla e o Diretor e Cofundador da Edvolution do México, Jordi Rosquillas. Além disso, há um Manifesto Oficial do grupo dedicado aos profissionais da educação do país.
O evento é aberto, mas o público-alvo são as equipes de gestão da educação pública. “A jornada Reeducation é para todos que tenham interesse na discussão, mas nosso conteúdo é primordial para os envolvidos na gestão do segmento público educacional. As discussões são fundamentais para as secretarias de educação dos municípios brasileiros, toda a equipe tanto técnica quanto pedagógica, irá ser beneficiada com as discussões. Abordaremos muito a questão da tecnologia e como ela contribui para melhorar a educação, afinal o município que não inclui a implementação tecnológica no ensino, abre mão de ter os melhores indicadores dos seus resultados”, explica o CEO.


Com histórias inspiradoras, o professor Jayse Ferreira é filho de pai analfabeto e o primeiro da família a ter cursado o ensino superior. Em sua trajetória profissional, dedicou-se à aplicação dinâmica das linguagens artísticas e já conquistou diversos prêmios importantes da educação como o 8º Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC em 2014. No ano de 2019 ficou entre os 50 melhores professores do mundo no Global TeacherPrize, considerado o Nobel da Educação. “A mensagem que a minha experiência de vida transmite é que estudar vale a pena. Investir na educação, nunca achar que está 100% pronto, estando aberto ao novo e ouvindo os alunos, esses detalhes fazem toda a diferença na prática pedagógica. A minha jornada profissional mostra que só sou professor porque tenho aluno, então respeito ao aluno e a sua bagagem de vida é imprescindível”, diz Jayse.
Para Jayse os desafios da educação não são uma realidade apenas pós-pandemia, o confinamento social apenas agravou uma situação que já existia. Ele explica que na sua percepção, o principal desafio do gestor da escola pública hoje é colocar a instituição no eixo. “Encontrar formas e plataformas para tentar conectar esse aluno com a aprendizagem, que agora é híbrida, é o principal obstáculo, afinal hora o aluno estará na escola, em outro momento não. O principal desafio do gestor nesse momento é descobrir como gerir uma escola em um período novo”, comenta o professor.


Discutir Gestão Educacional é fundamental para seguir em frente. Em busca de uma nova realidade, com resultados mais positivos, a Jornada Reeducation será um espaço de construção coletiva e trocas de experiências. Toda a comunidade escolar é fundamental para construir uma boa gestão e identificar os caminhos para uma transformação assertiva na educação. “A escola é algo vivo, não é dividido em subcategorias como gestão e sala de aula, estão todos envolvidos. Toda a comunidade escolar, desde os diretores até a merendeira precisam entender de gestão, uma vez que estamos na escola. A Gestão Escolar, Ensino Híbrido e Tecnologia são assuntos que já deveriam estar na pauta das escolas há muito tempo, por conta da pandemia esses assuntos vieram à tona com muita força, mas já deveriam estar no Plano Político e Pedagógico há anos. Essas discussões são fundamentais para a gente entender quem é a nossa escola e a cara que queremos dar a ela. Capacitar os pais para entenderem esse novo formato também é fundamental e faz muita diferença”, completa Ferreira.

Serviço – JORNADA REEDUCATION

25/10, segunda-feira
18h30 – Professora Maria Inês Fini (Diretora da ANEBHI)
19h05 – Professor Jayse Ferreira (Finalista Global Teacher Prize)
19h45 – Dra. Adriana Portilla Rendón (Universidad Insurgentes – México)


26/10, terça-feira
18h30 – Professora Doani Bertan (Finalista Global Teacher Prize)
19h05 – Jordi Rosquillas (CEO Edvolution – México)
19h40 – Em breve!
Inscrições abertas: https://edu.reeducation.com.br/jornada-reeducation


Sobre a Reeducation
A Reeducation busca democratizar as inovações tecnológicas para instituições de ensino e empresas, sendo um dos principais parceiros do Google for Education na América Latina. O nome representa o propósito da companhia, que é ressignificar a educação, com processos automatizados mais ágeis e práticos, rotas de aprendizado e trocas colaborativas. Assim, simplificando o sistema e apoiando a evolução tecnológica nas escolas e empresas. Com sede em Curitiba, o CEO Michel Godoi está à frente da organização com o desafio de apoiar gestores e professores que estão à frente da educação brasileira.