Trade Connection – transformando o trade marketing

O segmento varejista está cada vez mais competitivo e desafiador e as empresas que desejam consolidar sua marca no mercado e, ao mesmo tempo elevar sua performance, precisam se atentar sobre a importância cada vez maior do trade marketing, que emerge como um dos pilares fundamentais para o sucesso empresarial ao integrar estratégias de marketing com táticas direcionadas aos canais de distribuição.

Segundo levantamento da SA+ Trade com base em dados compilados de mercado, a indústria movimenta por meio do trade marketing cerca de R$ 28 bilhões anualmente em iniciativas trade dentro do varejo alimentar. Tais ações passam por degustações, comunicações no PDV, estratégias para melhor exposição de produtos nas gôndolas, CRM, comunicação digital e e-commerce, que além de otimizar a visibilidade da marca, melhora a jornada de compras do cliente e impulsiona suas vendas.  

Na indústria, esse departamento já está mais evoluído, mas no varejo supermercadista ainda há um enorme espaço para avançar. Pesquisas comprovam que apenas 15% do varejo alimentar (atacarejos, hipermercados e todos os modelos de supermercados existentes), têm uma área de trade marketing estruturada.  O gestor que não tiver uma visão ampla voltada para a importância dessa área pode perder grandes oportunidades de potencializar ainda mais seus negócios.

Com o propósito de ajudar a desenvolver a área de trade marketing, tornando-a ainda mais estratégica para supermercados e indústrias de bens de consumo, a SA+ Trade realizará no dia 29 de agosto o evento Trade Connection, que reunirá executivos do varejo supermercadista e da indústria, além de empresas prestadoras de serviços para debater temas que impactam diretamente os resultados de todos os envolvidos na cadeia.

Entre os convidados para debater o assunto está Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado, que fatura por ano R$ 6,5 bilhões. Com atuação apenas no modelo de lojas cash & carry e a 8ª maior do país nesse formato, possui unidades no ABC, litoral e interior paulista. O executivo participará do painel: Visões do trade do ponto de vista da indústria e do varejo.

Também serão debatidos no evento, na maioria das vezes por uma dupla formada por um varejista e um executivo da indústria, o objetivo dos investimentos em trade; valorização das equipes; KPIs do trade: como estruturar uma área trade de alta performance; cultura trade, mindset para o resultado e inovação; trade multicanal: estratégia e customização a partir da perspectiva do cliente; potencializando a categoria com estratégia trade; Retail Media: o varejo como protagonista da terceira onda da publicidade digital e humanizando a comunicação com o cliente no varejo.

Alguns palestrantes confirmados para o evento:


Camila Assis, head de marketing e comunicação externa do Grupo Nós (OXXO e Shell Select). A bandeira Oxxo atua com lojas de proximidade e tem sido protagonista de uma rápida expansão de lojas. Em apenas dois anos, já conta com mais de 350 unidades.

Andreia Zonta, diretora do Condor Supermercados. Com unidades no Paraná e Santa Catarina, atua com lojas de supermercados, hipermercados e atacarejos. Anualmente, atende mais de 50 milhões de clientes e o Condor é considerado uma das maiores empresas de varejo.

Eandres Gomes, CMO do Grupo Amigão. Com faturamento anual de R$ 4 bilhões, o Grupo opera lojas de varejo e de atacarejo nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Antonio Marcos dos Santos, diretor de Trade Marketing do Grupo Pereira, que há 60 anos atua no varejo e no atacado, com unidades no Mato Grosso do Sul (Supermercados Comper), em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e nas cidades paulistas de Jundiaí, Pilar do Sul e Vargem Grande Paulista (Fort Atacadista). O faturamento anual é de R$ 11,2 bilhões.

Entre os debatedores da indústria estão:
Tirso Mello, Brazil Sales VP da Procter & Gamble, e Marcos Bauer, diretor de Trade Marketing da P&G, uma das maiores indústrias do segmento de higiene, beleza e limpeza que atuam no Brasil.

Manuela Telles, diretora de Trade Marketing da Ambev, maior empresa de bebidas do Brasil e dona de marcas como Skol, Stella Artois, Budweiser, Brahma, Guaraná Antarctica.

Felipe Votisch, diretor nacional de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil, considerada a maior empresa de alimentos do mundo e com marcas importantes em diversas categorias de produtos.

Ricardo Piccoli, Sr. Director – Special Channels & Trade da Heineken, principal marca de cervejas premium do Brasil.

Sobre a SA+ Trade: empresa especializada na área de Trade Marketing, por meio de eventos, curso EAD e viagens internacionais de benchmarking. Foi criada neste ano e faz parte da “empresa-mãe” SA+ Ecossistema de Varejo, que oferece uma solução completa para o desenvolvimento do varejo por meio de nove unidades de negócios, que incluem: tecnologia, aconselhamento, educação, inteligência de mercado, eventos, entre outros.

Serviço:
Trade Connection – transformando o trade marketing
https://lp.savarejo.com.br/trade-connection
29 de agosto de 2023, das 8h às 19h30
Pro Magno Eventos – Avenida Professora Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras – São Paulo