Edição será no portão principal do Parque Central, em Santo André. Foto: Helber Aggio/PSA
Edição será no portão principal do Parque Central, em Santo André. Foto: Helber Aggio/PSA

Neste sábado, 28/08, o portão principal do Parque Central, em Santo André, receberá mais uma edição do Moeda Pet. O programa, que troca um quilo de garrafas PET por um quilo de ração para cães ou gatos, será realizado em sistema drive-thru, das 9h às 13h. O parque fica na rua José Bonifácio, na Vila Assunção.

“O sistema drive-thru, ao permitir a realização da troca sem que o munícipe saia do carro, é mais adequado para este momento, já que impede a possibilidade de contato e aglomeração, além de garantir a oferta de ração para os pets. Um programa que propicia benefício para o meio ambiente da cidade, com a retirada destas garrafas de circulação”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Ação permite trocar cada quilo de garrafa plástica por um quilo de ração. Foto: Helber Aggio/PSA
 

Trocas

Cada quilo de garrafa plástica (que equivale a 20 garrafas de dois litros ou 26 de um litro) é trocado por um quilo de ração. Quem participa pode levar o alimento para casa ou fazer a doação no local, para que seja destinada à Uapa (União Andreense Protetora dos Animais), entidade que faz a distribuição entre os protetores independentes cadastrados.

Quem não conseguir juntar um quilo de garrafas pode doar qualquer quantidade de garrafas que acumulou. Neste caso, toda a arrecadação de rações será revertida para as protetoras de animais. O material reciclável arrecadado com o Moeda Pet é remetido para as cooperativas localizadas no Aterro Municipal de Santo André e vendido. O valor é revertido para as famílias cooperadas.

Iniciativa

O programa é uma ação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e o Dr. Vet Hospital Veterinário. A iniciativa também conta com o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que encaminha todo o material reciclável arrecadado para as cooperativas.