Prefeito em exercício Luiz Zacarias visitou a escola Professor Antonio de Campos Gonçalves - Fotos Helber Aggio/PSA

 O programa Escola em Dia, que realiza manutenção nas escolas da rede municipal de Santo André, foi intensificado neste mês. A Secretaria de Educação está aproveitando o período de recesso escolar para realizar mutirões com intervenções preventivas e corretivas nas mais de 100 unidades municipais da cidade.

O prefeito em exercício Luiz Zacarias visitou nesta sexta-feira (14) a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professor Antonio de Campos Gonçalves, no bairro Campestre, uma das 17 unidades que eram estaduais e passaram para gestão municipal.

“A Prefeitura está trabalhando para revitalizar as escolas que foram municipalizadas e transformar no padrão que já temos em nossa rede. Esta obra que estamos vistoriando é uma das maiores em volume de intervenção para melhor atender aos nossos alunos”, destacou Luiz Zacarias.

Entre as ações realizadas pelo programa Escola em Dia na Emeief Professor Antonio de Campos Gonçalves estão a troca da estrutura e telhas da cobertura do prédio principal e prédio anexo, reforço de estrutura e troca de telhas, revisão completa do sistema elétrico e hidráulico, reforma completa da quadra poliesportiva com fechamento lateral da cobertura da quadra, revitalização e adaptações na cozinha e refeitório, e também a revitalização do playground.

Equipamentos de ensino da cidade estão passando por diversas intervenções durante o período de férias

Além de reforma completa e adaptações nos banheiros masculino, feminino e banheiro com acessibilidade, a unidade recebeu intervenções de modernização das salas de aula e salas administrativas, troca do piso das salas, pintura completa, forro de gesso e revitalização da entrada de alunos, entre outras melhorias.

Programa – O Escola em Dia conta com três vans totalmente equipadas e profissionais especializados para realizar intervenções preventivas e corretivas nas mais de 100 escolas municipais da cidade.

Cada van atende em média 35 escolas. As unidades de ensino, divididas em regiões, passam por vistorias prévias para que cada local receba as ações conforme as atuais demandas. A equipe é composta por um motorista e seis profissionais que realizam as manutenções preventivas como reparos hidráulicos, elétricos, entre outras situações emergenciais.

A Secretaria de Educação conta ainda com uma equipe que atua apenas na prevenção, manutenção e limpeza de telhados e rede de esgoto nas unidades escolares.