Cobras foram os animais mais comuns no mês, 33 foram capturadas durante o mês de abril. Foto: Divulgação/PMRP
Cobras foram os animais mais comuns no mês, 33 foram capturadas durante o mês de abril. Foto: Divulgação/PMRP

A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, realizou o resgate de 127 animais durante o mês de abril. Nessas estatísticas se destaca o número de cobras, 33, o que representa mais um animal resgatado por dia.

Um ninho de jararacas foi descoberto e desmanchado no Centro Alto. Foto: Divulgação/PMRP

A captura mais marcante foi o encontro de um ninho de jararacas no bairro do Centro Alto. O departamento foi acionado por um munícipe que avistou uma das cobras em uma rua. Ao chegar no local, a equipe localizou mais cinco exemplares da espécie. Todas foram capturadas, avaliadas e posteriormente soltas em um local apropriado e afastado da presença humana.

Além das serpentes, o departamento resgatou 27 saruês, 26 pássaros, 21 animais domésticos, entre cães e gatos, entre outras diversas espécies. Após onze meses de funcionamento a equipe já resgatou mais de 1700 animais.

Um saruê com mais de quatro quilos foi resgatado no interior de uma escola da região, o animal está saudável e já levado de volta à vida selvagem. Foto:
Divulgação/PMRP

O bairro mais atendido neste mês foi o Centro Alto, com cerca de 20% dos casos, além de Ouro Fino, com 9,4% e Santa Luzia com 8,6%. A equipe ainda atuou em 29 casos de maus tratos e conseguiu novo lar para 21 animais domésticos.

Para resgates, denúncias ou entregas voluntárias os números do departamento para contato são: 4824-4197 ou 97211-1112, este último também aceita mensagens via WhatsApp.