A comemoração contou com a participação online de prefeitos e autoridades. Foto: Divulgação
A comemoração contou com a participação online de prefeitos e autoridades. Foto: Divulgação

No próximo dia 19, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC celebra 30 anos. A Entidade é uma importante ferramenta de viabilização de políticas públicas para enfrentamento tanto da crise sanitária quanto de seus efeitos na economia. 

Como parte do calendário de comemorações, a entidade regional promoveu nesta quinta-feira (17/12), por meio de videoconferência, um encontro entre os prefeitos e autoridades do Governo do Estado de São Paulo para relembrar as conquistas e para apontar os desafios do órgão público no período pós-pandemia. Na abertura do evento, o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, apresentou um balanço dos principais projetos iniciados em 2020 e recordou as ações da entidade ao longo dos 30 anos. 

“O Consórcio ABC é uma referência não só para o Brasil ou para a cidade de São Paulo. Autoridades de outros países já vieram conhecer a nossa experiência.  Percebemos que não há outra forma de resolver os problemas das grandes cidades que não seja por intermédio da política consociada”, afirmou Gabriel Maranhão.

Ex-presidentes do Consórcio ABC, os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, e de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko também relembraram as conquistas e a importância da atuação da entidade regional em benefício das sete cidades desde sua fundação.

“A existência em si da entidade já é um fato a ser comemorado. Os desafios que virão serão imensos, e o Consórcio terá um papel ainda mais importante no pós-pandemia, em especial na área da saúde e da economia”, destacou Paulo Serra.  

Em seguida, representando o governador de São Paulo, João Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia, afirmou que a celebração virtual é um momento de realçar as ações do Consórcio ABC. Garcia ressaltou que a entidade não só contribui para a efetivação de políticas públicas no Grande ABC, mas é um importante gerador de exemplos para todas as regiões do Brasil. “Quero reforçar aqui que a visão em conjunto das cidades foi fundamental para o enfrentamento da pandemia do coronavírus”, disse Rodrigo Garcia. 

Patrícia Ellen, secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, enfatizou que a pandemia provocou uma crise sanitária, humanitária e econômica, trazendo grandes desafios para o futuro e exigindo dedicação de todos os gestores públicos.

“São três crises que exigem forte liderança. Tivemos que criar grandes estruturas de distribuição de cestas básicas e de apoio a população. Desejo sorte e saúde porque teremos anos desafiadores pela frente e uma grande oportunidade para trazermos novos modelos de desenvolvimento econômico que sejam sustentáveis economicamente, ambientalmente e socialmente. Teremos como missão garantir o modelo de inclusão” afirmou  Patrícia Ellen.

Fabio Hideki Ono, subsecretário de Planejamento da Infraestrutura Subnacional, destacou na cerimônia que o Ministério da Economia e o Consórcio ABC tiveram uma excelente interação nesse ano. De acordo com o subsecretário, a entidade regional é uma referência para um projeto do departamento do Governo Federal que buscou responder à questão de como colocar os consórcios públicos como instrumentos a favor do investimento de infraestrutura nacional. “Para entender as práticas, nós pesquisamos exemplos de consórcios públicos no Brasil e o Consórcio ABC é, sem dúvida, uma referência para o tema de consórcios no país”, disse Ono.