Concessionária de energia elétrica aparece no topo de ranking de queixas pelo terceiro ano consecutivo no Procon- Foto Angelo Baima/PSA

O Procon Santo André consolidou seu balanço anual e o ranking municipal de reclamações de 2022. O órgão de defesa do consumidor realizou 16.066 atendimentos no ano passado, entre consultas, orientações, cartas de informações e reclamações.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Enel liderou o número de reclamações. A segunda colocada no ranking foi a Sabesp, seguida da Claro.

“É importante ressaltar que o número de atendimentos é reflexo das novas formas de atendimento, on-line e presencial, com destaque para a nova sede, mais próxima ao centro comercial do município. Destacamos ainda que no ano 2022 o órgão de defesa do consumidor de Santo André aderiu por um período ao sistema do Procon Digital da Fundação Procon SP, números que não estão inclusos no Sindec, que é o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, destaca a diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini.

De acordo com o levantamento do Procon, as áreas mais demandadas em 2022 foram serviços essenciais (27,20%); assuntos financeiros (27,16%); serviços privados (17,77%);  produtos (16,99%); saúde (6,63%); habitação (2,30%) e alimentos (1,96%).

A Enel, líder do ranking, registrou 740 atendimentos e procedimentos no ano passado. A Sabesp segue na sequência com 449 atendimentos e procedimentos. As principais reclamações das duas empresas se referem a cobrança não reconhecida, falta de leitura, demora no religue, entre outros.

Na sequência do ranking aparecem prestadores de serviços de telefonia, internet e TV paga. No terceiro lugar está a Claro, com 335 atendimentos, seguida da Vivo, com 218 atendimentos. As reclamações principais são sobre sinal, serviço não disponível, cumprimento de oferta, cobranças indevidas, entre outras.

O Procon registrou 740 atendimentos no ano passado contra a Enel- Foto Angelo Baima/PSA

Em seguida aparecem duas empresas do mercado financeiro: Bradesco (5º lugar, com 303 atendimentos) e Banco Pan (6º lugar, com 167). “Neste setor crescem cada vez mais os problemas com cartões de crédito e empréstimo consignado, além de negociação de dívida. Neste sentido nota-se que a maior parte é em relação a empréstimos não reconhecidos, principalmente de idosos. Cobranças indevidas ou não reconhecidas pelos consumidores, além de fraudes e clonagens, se tornaram cada vez mais frequentes”, pontua Doroti.

Em sétimo lugar no ranking está a Tim, com 122 atendimentos. O banco Santander vem em oitavo, com 121 atendimentos, e Caixa Econômica Federal aparece em nono, com 117. O décimo lugar ficou com a Mercadopago.com Representações, com 116 reclamações.

Dos atendimentos realizados em 2022, 593 geraram reclamações fundamentadas e audiências, que são demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de tentativa de conciliação, com o devido registro de processo administrativo.

O perfil do consumidor que acionou o Procon Santo André em 2022 foi 61,09% feminino e 38,91% masculino. Já a faixa etária predominante foi entre 51 e 60 anos.

Dúvidas – Em caso de dúvidas, orientações, denúncias e reclamações, o Procon Santo André realiza atendimentos on-line, que devem ser encaminhados para o e-mail santoandreprocon@gmail.com.

Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento.

Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200 para demais informações.