O torneio de damas que faz parte do Festival Estudantil do Futuro, organizado pela Prefeitura de Ribeirão Pires, ficou marcado pela emoção dos estudantes que venceram em suas categorias. As disputas do tradicional jogo de tabuleiros ocorreram na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, no Complexo Ayrton Senna, nesta segunda-feira (25).
Ao todo, 84 estudantes se enfrentaram em disputas diretas e que foram divididas em cinco categorias (A, B, C, D e E). O torneio teve início na manhã desta segunda-feira e terminou no horário do almoço. Todas as partidas foram monitoradas por docentes da rede municipal.
Um dos primeiros vitoriosos da disputa de damas, Isaac Schumacher, 7 anos, que cursa o 2º ano na EM (Escola Municipal) Maria Siqueira de Paula, era só alegria. “Foi bem difícil, mas eu consegui vencer. Eu treinei muito em casa, pois eu tenho jogo de dama e xadrez. Estou me sentindo muito feliz”, declarou.
Apesar das disputas fazerem parte dos jogos que compõem o Festival Estudantil do Futuro, o que se viu entre os estudantes nos jogos de damas foi uma aula de companheirismo, apoio e empatia.
O estudante Issac Alves Felix, 8, que estuda no 3º ano, na EM Profº Antônio Lacerda Bacellar, não venceu seu jogo derradeiro e ficou em segundo lugar. Mas isso não tirou sua felicidade. Pelo contrário, o aluno reconheceu a vitória de seu oponente. “Mesmo que eu tenha treinado em casa, o meu oponente jogou melhor. Ele mereceu vencer”, declarou o estudante.
Alguns vencedores conseguiram reverter a derrota e receber a medalha de ouro. Foi o caso de Stefany Saraiva, 10, que estuda no 5º ano, na EM Comendador Abdalla Chiedde. Stefany conseguiu virar o jogo e sagrou-se campeã, após jogada elogiada por todos que acompanhavam a disputa. “Foi inesperado, mas consegui vencer. Estou muito feliz, porque também treinei muito em casa e na escola”, disse a estudante.
Sobre o Festival Estudantil do Futuro – O Festival Estudantil do Futuro é uma iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Pires e que incentiva a atividade física, a interação dos estudantes de diferentes escolas municipais, estaduais e particulares. O evento reúne mais de 6.000 estudantes de 31 colégios. Além das atividades esportivas, o Festival Estudantil do Futuro também realiza ações voltadas ao meio ambiente e à educação no trânsito.