A Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP) vai estender, até o dia 10 de junho, a data para que os interessados possam visitar as duas mostras artísticas que estão em exposição no saguão da escola, localizada à Rua Yutaka Ishihara, 218, Jardim Pastoril.
Uma das exposições reúne obras de Themistocles Rosa, o ‘Tuta’, e tem o nome Elos da Arte. O título para sua mostra não poderia ser outro, já que o artista trabalha soldando elos de corrente, um a um, para dar formas e cores às suas obras.
Mas, não para por aí. ‘Tuta’ também desenvolve a arte com outros elementos de metal, utilizando a solda, com a qual tem familiaridade desde os 14 anos, quando começou a trabalhar com soldagens.
Na exposição, algumas de suas obras têm destaque, como moldes de copos e cabeças humanas, todas feitas com elos de corrente, o que garante um aspecto peculiar à sua arte. Morador do município, ‘Tuta’ prepara suas peças em uma casa no Centro Alto de Ribeirão Pires.
O saguão da EMARP também está abrigando a exposição Ribeirão em Cores e Traços, que reúne obras de alunos, arte educadores da escola e que também contem peças do acervo da Pinacoteca Municipal.
Os desenhos retratam paisagens praianas, flores e objetos, além das tradicionais pinturas de natureza morta. Em uma das paredes há desenhos e estudos feitos pelos alunos da EMARP e que representam a anatomia humana. Olhos, bocas e narizes, tudo feito a lápis, o que dá ótimas texturas às obras de arte.
Ribeirão em Cores e Traços ainda expõe as obras de Paulo Acencio, pintor, ilustrador e poeta baiano. Conhecido por suas telas que flertam com o surrealismo, o artista elabora sua arte com temáticas diversas, mas sempre com desenhos que parecem ter saído do mundo onírico.
Falecido em 2022, Acencio deixou grandes quadros que retratam a beleza do Ribeirão Pires. Nas imagens é possível ver a Igreja Matriz; o famoso portal da cidade; o São José, padroeiro da Estância e demais ícones que são muito conhecidos por quem mora no município.