Empresa brasileira líder em tração elétrica lançará versões de piso alto- Foto Divulgação

A Eletra apresentará em janeiro seu mais recente produto, o e-Trol, um trólebus com ampla autonomia sem contato com a rede aérea, produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit).

Ao longo de 2024, a Eletra também lançará versões de piso alto para os ônibus elétricos de 15m e 12,1m, permitindo ampla adequação às características de cada rota.

Ainda em janeiro os ônibus elétricos 100% brasileiros Eletra 21,5m e Eletra 12,8m, com recargas de oportunidade, seguem para homologação da SPTrans.

“Flexibilidade é o principal diferencial da Eletra” – disse a presidente da empresa, Milena Romano Braga.

“Sabemos muito bem quais são as condições reais de operação do transporte urbano nas cidades brasileiras e fazemos produtos customizados para cada trajeto. A nossa tecnologia conhece o Brasil” – acrescentou. 
E-TROL
O e-Trol é um ônibus elétrico com características de trólebus, com um inédito sistema de recarga das baterias.

O veículo tanto pode circular conectado à fiação aérea quanto utilizando a energia do banco de baterias. A rede aérea, por sua vez, recarrega as baterias durante a operação.

Desta forma, o e-Trol pode circular continuamente e sem contato externo por longos trechos do trajeto, dispensando a recarga nas garagens no final do dia.

O sistema elétrico do e-Trol também pode ser alimentado por recargas de oportunidade durante o percurso, o que assegura autonomia de até 300 km.

Essa autonomia garante a operação diária na maioria das linhas urbanas e metropolitanas do país

TECNOLOGIA
A solução tecnológica do e-Trol permite economia nos custos de infraestrutura centralizada de recarga de baterias nas garagens e também na fiação aérea, que pode ser instalada apenas em alguns trechos do percurso.

As alavancas coletoras de energia (pantógrafos) são pneumáticas e automáticas. Dispensam a necessidade de manipulação pelo lado externo e diminuem o risco de desprendimento da rede aérea.

O e-Trol tem 21,5m e capacidade para 146 passageiros (60 sentados e 85 em pé, mais espaço para uma pessoa em cadeira de rodas ou com cão-guia).

LINHA COMPLETA
Ao longo de 2023, a Eletra apresentou ao mercado a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional.

São seis novos modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas das cidades brasileiras e latino-americanas.

Os ônibus elétricos Eletra são o resultado da parceria da Eletra com algumas das principais empresas de transporte público sustentável no Brasil.

  • 10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
  • 12,1m – Básico (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 12,5m (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 15m (chassi Scania, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).

Toda a Linha Eletra é produzida numa área industrial de 27 mil m² na Via Anchieta, São Bernardo do Campo, coração industrial da Grande São Paulo.

A nova fábrica entrou em operação em maio de 2022 e tem capacidade de produzir 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano, podendo aumentar essa produção em 50%, dependendo da demanda.

Milena Braga- Foto aqruivo -Celso Lima


A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.

“Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de ônibus elétricos, com tecnologia inteiramente nacional” – diz Milena Braga, presidente da Eletra.

HISTÓRIA
A Eletra é uma empresa 100% nacional, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e carga.

Foi fundada em 1999, em São Bernardo do Campo, por um grupo empresarial com mais de um século de experiência em transporte público na Grande São Paulo.

Pioneira em tecnologia de tração elétrica no Brasil, a Eletra capacitou-se para atender à demanda por ônibus elétricos de todos os municípios brasileiros, com veículos customizados e adequados às condições operacionais de cada trajeto e região.

  • 1999: a Eletra produz o primeiro ônibus elétrico híbrido articulado do Brasil;
  • 2001: primeiro Padron elétrico híbrido;
  • 2002: primeiro trólebus fabricado no Brasil;
  • 2003: finalista do The World Technology Awards 2003 (São Francisco-EUA), o Oscar da tecnologia mundial;
  • 2013: primeiro ônibus 100% elétrico articulado fabricado no Brasil;
  • 2015: primeiro retrofit de caminhão diesel para elétrico;
  • 2017: participa da produção dos protótipos do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico mundial da Volkswagen;
  • 2017: lança o Dual-Bus 13,8m, veículo que pode rodar como híbrido e trólebus ou como híbrido e elétrico puro;
  • 2019: lança o Dual Bus 15m;
  • 2021: fabrica o primeiro carro-forte 100% elétrico no mundo, em parceria com a Protege;
  • 2022: dá início ao lançamento de seis novos modelos ônibus elétricos: 10m, 12,1m, 12,5m, 12,8m, 15m e 21,5m, além do e-Trol.
  • 2022: começa a operar em uma nova e ampla unidade industrial no km 16 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
  • 2023: entrega 50 ônibus elétricos para o sistema de transporte público de São Paulo.