Isabella, de 2 anos é uma das alunas. Foto: Divulgação/PMRP
Isabella, de 2 anos é uma das alunas. Foto: Divulgação/PMRP

Alunos da rede municipal estão aprendendo, ou reaprendendo, a seguir uma rotina diária neste período de ensino remoto. Mesmo estando em casa, as crianças, com o apoio de suas famílias, estão sendo estimuladas a realizar tarefas que são feitas dentro das escolas, no ensino presencial. A E.M. Pastor Antonio Cumpian Silva, disponibiliza, desde o início do ano, ilustrações para que seus estudantes tenham referências e assimilem hábitos importantes em seu processo de desenvolvimento.

Carla Silva Gomes, 31 anos, tem dois filhos matriculados na unidade escolar, o Arthur, de 1 ano, e a Isabella, de 2 anos. Cartazes com desenhos das tarefas diárias foram fixados na parede de sua casa e a rotina está sendo, gradativamente, compreendida pelas crianças. “Meus filhos nunca foram para a creche (ensino presencial). Sempre fui eu cuidando. É muito bom ter atividades diferentes que acabam mudando a rotina deles. Com a orientação da escola, essas tarefas estão ajudando no desenvolvimento deles”, explica.

Arthur, de 1 ano, é irmão de Isabella e estudante da rede. Foto: Divulgação/PMRP

As mudanças de comportamento estão sendo percebidas aos poucos. “Agora, pela manhã, eles apontam para os desenhos mostrando que têm que escovar os dentes, lavar o rosto e pentear o cabelo, por exemplo. Meus filhos estão vendo que não é tudo de qualquer jeito. Tem hora e lugar para tudo. Então eles vão tendo mais disciplina”, avaliou Carla.

A E.M. Pastor Antonio Cumpian Silva atende cerca de 60 alunos do Ensino Infantil Integral (0 a 3 anos). A rotina proposta pela unidade escolar inclui tarefas como período dedicado à higiene (escovação de dentes), alimentação em ambiente apropriado, à mesa, a preparação de espaço para a realização das atividades, momento para brincadeiras, entre outras.

A coordenadora da escola, Tânia Pacheco, observa que manter a rotina escolar dentro de casa, além de contribuir para o desenvolvimento da criança, prepara o aluno para o retorno ao ensino presencial. “Não impomos carga horária ou a forma de fazer. O objetivo é que, através dessas imagens, a criança entenda as tarefas e, com o auxílio dos pais, realizem as atividades no tempo deles. Tudo isso é adaptado à rotina da família”, disse.

As ilustrações foram enviadas aos pais e responsáveis pelos estudantes via Internet ou disponibilizadas impressas para retirada na unidade. Outras escolas da rede municipal também estão enviando proposta de rotina escolar em casa para os estudantes. O trabalho está sendo feito com o suporte da equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação.

“A rotina traz segurança para as crianças, para que se adaptem ao ambiente e estejam mais dispostas a realizar as atividades. Isso favorece a aprendizagem. Na Educação Infantil, a partir do momento que recebemos os alunos eles já estão aprendendo. Desde o acolhimento, alimentação, à higienização”, explicou a pedagoga Viviane Antunes, da equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação.

“As escolas e nossa equipe gestora estão sempre inovando, buscando aperfeiçoar os instrumentos de ensino. Muitas das atividades propostas, por mais simples que sejam, significam grande avanço para o aprendizado das crianças. Esse esforço ganha ainda mais relevância neste período de ensino remoto”, declarou a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.