Secretária Rosi de Marco, Supervisoras Educacionais, Elizete Costa e Angélica Scanfella e Diretoras Escolares- Foto Divulgação

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires promove, nesta semana, o “Encontro Formativo” para os diretores das 33 escolas da rede municipal de ensino. As reuniões têm como objetivo subsidiar a Gestão Escolar com ações direcionadas em cada situação problema, para uma ação segura, eficaz e eficiente nos desafios do cotidiano escolar.

O encontro é ministrado por supervisores da secretaria, que fazem reflexões em gestões pedagógicas, administrativas e financeiras, além de abordar outros temas, como comunicação eficaz com a comunidade interna e externa, diversidades entre professores e alunos e resoluções de conflitos.

Subsecretário de Educação, João Favaro, Supervisor Educacional, Sylvio Zalucki e DiretorasEscolares- Foto Divulgação

Para o supervisor Educacional, Sylvio Zalucki, “a gestão humanizada reflete na qualidade e atendimento dos serviços prestados. Cada vez mais prezamos por ações que envolvam empatia, igualdade nas tratativas e soluções imediatas de problemas. A gestão escolar, na atualidade, deve ser observada e praticada na condição onde, cada gestor se envolva no cotidiano escolar, tanto no campo administrativo, quanto na criação de vínculos humanos” observou.

‘As relações humanas, por vezes, acabam sendo muito complexas, o que exige dos indivíduos um melhor aperfeiçoamento na arte da comunicação humana a fim de minimizar conflitos. Nesse contexto, cabe ao gestor compreender as relações que se estabelecem no interior das instituições de ensino e ser capaz de negociar os conflitos que surgirem neste contexto, se esforçando para oferecer um ambiente saudável aos diversos níveis de convivência. Sem dúvida, uma das tarefas mais difíceis para um gestor educacional é atuar diante da diversidade de comportamento”, disse Elizete Costa, supervisora educacional.