No próximo sábado, dia 27/02, das 10h às 15h, acontecerá a segunda edição do Moeda Pet deste ano. Desta vez, o evento será no estacionamento da Sabina Escola Parque do Conhecimento (rua Juquiá, s/n, Vila Eldizia). O programa promove a troca de garrafas PET por rações para cães e gatos todo último sábado do mês.
“O formato continua sendo drive-thru, para que quem quiser participar do programa não precise sair do carro e possa colaborar em segurança”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli. O programa impacta positivamente na alimentação dos pets, favorecendo os munícipes e as protetoras de animais que precisam dessa contribuição para alimentar os animais, ainda mais em tempos de pandemia.
O Programa
Cada quilo de garrafa plástica – 26 garrafas de um litro ou 20 garrafas de dois litros – é trocado por um quilo de ração. Quem participa pode levar o alimento para casa ou fazer a doação no local, destinando a ração para a Uapa (União Andreense Protetora dos Animais), entidade que faz a distribuição entre os protetores independentes cadastrados. Quem não conseguir juntar um quilo de garrafas pode apenas ir doar as garrafas que acumulou. Neste caso, toda a arrecadação de rações será revertida para os protetoras de animais.
“Além do impacto na causa animal, o programa Moeda Pet também protege o meio ambiente ao retirar plástico de circulação. Santo André realiza coleta seletiva e possui outros programas, entretanto, sabe-se que muito se perde e acaba parando indevidamente no aterro sanitário. Com o Moeda Pet, ganham o ambiente, a sociedade e os animais”, reforçou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Em 2020, o programa Moeda Pet foi responsável pela distribuição de aproximadamente três toneladas de ração para tutores e protetoras de animais, e pela arrecadação de 73 mil garrafas PET.
O programa é uma ação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, que conta com parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário.
A iniciativa também conta com o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que encaminha todo o reciclável arrecadado para as cooperativas de reciclagem.