Cia Balaio D'Arte traz espetáculo gratuito que reúne referências da literatura, da música e do teatro; apresentações serão em dois horários, às 11h30 e às 14h30 Foto: Divulgação

A Biblioteca Nair Lacerda, no Paço Municipal de Santo André, promove um “Domingo é dia de biblioteca” especial para os pequenos neste dia 18 de outubro. O equipamento cultural recebe o espetáculo “Contos, Histórias e Cantoria”, com a Cia Balaio D’Arte, em dois horários: às 11h30 e às 14h30. Como o nome do espetáculo já adianta, a apresentação reúne técnicas e referências da literatura, da música e do teatro para apresentar leituras cênico-musicais de diversos contos da tradição infantil brasileira. A entrada é gratuita.

Baseado em textos clássicos e de referência, o espetáculo é narrado pela doce figura arquetípica do caipira, que apresenta versões cantadas de fábulas da tradição popular brasileira, elaboradas a partir de narrativas compiladas por pesquisadores e autores como Luís da Câmara Cascudo, Clarice Lispector, Monteiro Lobato e Vera do Val.

As personagens desfilam por “causos” cheios de humor e irreverência, nos quais as linguagens do fantástico, dos bichos e das pessoas se tornam uma só: figuras como o sapo e a raposa estão no centro de histórias que animam crianças brasileiras há muitas gerações. As interpretações ficam por conta do artista e compositor Beto Paschoal, acompanhado pela atriz e cantora Marcella Silveira.

Foto: Divulgação

Os momentos musicais, baseados em voz, violão e pequenas percussões, têm inspiração nas mais profundas raízes rítmicas, melódicas e do canto tradicional do país, com referências que vão dos registros de músicas folclóricas às refinadas sonoridades da música orquestral. O aparato cênico se baseia na manipulação de objetos que ilustram e animam as histórias, em uma dinâmica envolvente e intimista com a informalidade da prosa infantil brasileira. O espetáculo tem duração de 50 minutos.

O projeto “Domingo é dia de biblioteca” tem o objetivo de aproximar a população deste equipamento público com atividades gratuitas para todas as idades. Durante todo o dia, das 10h às 16h, os visitantes podem ter acesso aos serviços tradicionais da biblioteca, como consulta ao acervo, cadastro de sócio, empréstimo e devolução de livros, e também participar de atividades diversas como lançamentos literários, contação de histórias, jogos com monitoria, entre outras.

Biblioteca Cecília Meireles – Neste sábado (17), a Biblioteca Cecília Meireles realiza mais uma edição do seu já tradicional sarau. A partir das 13h30, o microfone estará aberto para quem quiser participar, não sendo necessária inscrição antecipada. Os interessados podem cantar, recitar poemas, contar histórias, causos, divulgar livros ou simplesmente assistir às apresentações