Representantes das construtoras Patriani e Hoppe & Ribeiro estiveram em reunião com o Vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias para assinarem o acordo. Foto: Helber Aggio/PSA
Representantes das construtoras Patriani e Hoppe & Ribeiro estiveram em reunião com o Vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias para assinarem o acordo. Foto: Helber Aggio/PSA

Nesta quarta-feira, 17/11, as empresas Patriani e Hoppe & Ribeiro, ambas do setor da construção civil, efetivaram adesão ao Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André, inaugurando a participação do segmento no programa que apoia e fomenta empresas interessadas em inovar, desenvolver pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada. Para isso, o Hub faz a ligação entre as empresas, startups, universidades, Centros Tecnológicos, ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) e poder público, por meio de desafios, chamadas para colaboração e outros arranjos colaborativos. A assinatura simbólica da parceria contou com a presença do vice-prefeito Luiz Zacarias e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Evandro Banzato.

As empresas Hoppe & Ribeiro e Patriani vão se unir a um grupo formado por 20 empresas que já integram o Hub de Inovação de Santo André formado por Rhodia Solvay Group, Prometeon, Mercedes-Benz, TIM e a outras 16 empresas do Cofip ABC. “Já temos a presença do setor de transportes, com a Mercedes, do setor químico e petroquímico, do segmento da borracha, do segmento textil e agora da construção civil, que é um segmento muito importante, responsável por alimentar uma grande cadeia de empresas, como as fornecedoras de cimento, aço, as empresas de decoração, escritórios de arquitetura, e pelos muitos empregos que gera”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Banzato acrescentou que o apoio à inovação de todos os segmentos vai resultar em um Grande ABC mais forte. “Algumas pessoas às vezes nos questionam sobre a vocação de Santo André, lembrando dos tempos em que a indústria era mais presente, mas a vocação de Santo André agora é a inovação”, reforçou.

Construtoras são as primeiras do setor a integrar o Parque Tecnológico da cidade. Foto: Helber Aggio/PSA

Para o vice prefeito, Luiz Zacarias, a adesão das empresas ao Hub demonstra que as ações que estão sendo realizadas para fomentar a economia da cidade, o crescimento de Santo André, estão sendo acertadas. “A integração de empresas com objetivo comum de inovar, por meio da aproximação com instituições de ensino, centros de pesquisa, startups, propiciada pelo Hub de Inovação, é somente uma das ações que estão sendo concretizadas para promover o desenvolvimento de Santo André. Podemos destacar a simplificação e agilização de processos para a abertura e regularização das empresas, possibilitado pela implantação do sistema Acto, e a preocupação em criar um ambiente favorável para os novos negócios e o crescimento dos que já existem na cidade”, acrescentou. 

A empresa Hoppe & Ribeiro nasceu em Santo André há 25 anos, unindo nome tradicionais da cidade do setor de engenharia, e hoje aposta na inovação tecnológica  para oferecer produtos de ainda mais qualidade aos seus clientes. “São inúmeras as possibilidades de inovações tecnológicas no segmento de construção civil. Um exemplo é o desenvolvimento de materiais e de processos. Por isso, a adesão da Hoppe foi natural. Percebemos o que a prefeitura estava buscando na construção civil, em termos de inovação tecnológica. E era exatamente o que a gente vinha buscando e implantando em nossas obras”, disse Paulo Hoppe, um dos sócios da Hoppe & Ribeiro.

“A adesão da Patriani ao Hub é muito bacana. É uma empresa nova, com 9 anos, que sempre buscou a inovação de maneira a refletir não só no bolso dos clientes mas também na qualidade vida do cliente dentro dos apartamentos, na área comum. No modo de viver que a gente imagina que vai ser o futuro. Antecipar as tendências  que a família vai precisar nos próximos anos, uma família que fica 30, 40, 50 anos no imóvel, é muito importante. E a inovação é um dos caminhos para isso”, acrescentou o CEO, Bruno Patriani.  A empresa inaugurou, em setembro, a primeira Árvore Solar com conceito de conectividade da região, concretizada com apoio da prefeitura de  Santo André, e inaugurou o edifício Serafina Corporate, no bairro Jardim, que passou a ser sua nova sede.