Reunião teve apresentação de técnicos especialistas da USP que desenvolveram um protótipo de respirador automatizado. Foto: Divulgação/Consórcio ABC
Reunião teve apresentação de técnicos especialistas da USP que desenvolveram um protótipo de respirador automatizado. Foto: Divulgação/Consórcio ABC

O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Edgard Brandão, participou na terça-feira (1/9) de um encontro virtual com representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, para apresentação de técnicos especialistas da Universidade de São Paulo (USP) que desenvolveram um protótipo de respirador automatizado. Brandão participou da reunião a convite do presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges.

O ventilador emergencial Inspire foi desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli), como resultado de um projeto que começou em meados de março. A iniciativa surgiu a partir de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Poli, coordenada pelos professores Raúl Gonzalez Lima e Marcelo Knörich Zuffo, que decidiu desenvolver um ventilador pulmonar nacional, de baixo custo e de rápida produção para oferecer uma alternativa e suprir uma possível demanda emergencial do equipamento causada pela pandemia da Covid-19.

Durante a apresentação, os professores da USP afirmaram que o ventilador emergencial foi desenvolvido para utilização a nível mundial, e o monitoramento poderá ser feito a distância por qualquer aparelho 3G ou 4G. Além disso, informaram que já há interesse de diversos países na aquisição do produto já patenteado e que poderá ser construído em série e só com materiais brasileiros.

Além disso, o projeto tem a participação de aproximadamente 200 pesquisadores de diversas unidades da USP e outras instituições, e conta com doações de parceiros da iniciativa privada. Em agosto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a USP a iniciar a produção do equipamento.

A Opas foi representada na reunião virtual por diretores e técnicos, entre eles Nilda Enríquez, Tomas Pipo Briant e o brasileiro Alexandre Lemgruber, que está na organização desde 2011.