Enrich promove a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação por meio de parcerias estratégicas. Foto: Divulgação/Consórcio ABC
Enrich promove a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação por meio de parcerias estratégicas. Foto: Divulgação/Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC firmou sua adesão ao Enrich (Rede Europeia de Centros e Pólos de Pesquisa e Inovação), iniciativa da União Europeia destinada à cooperação internacional para acelerar a inovação. 

Entidade sem fins lucrativos, o Enrich promove a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação por meio de parcerias estratégicas. A iniciativa também incentiva e facilita a cooperação em pesquisa, tecnologia e empreendedorismo entre a Europa e o Brasil, apoiando e capacitando entes públicos e privados ao longo da cadeia de inovação.
Com a adesão à iniciativa, as sete cidades do Grande ABC têm acesso exclusivo à rede internacional e conhecimento de excelência em inovação, assessoria em chamadas de financiamento de inovação, pesquisas e estudos de mercado, estímulo à cooperação entre organizações europeias e brasileiras de pesquisa, inovação e negócios, apoio técnico para políticas e projetos públicos, entre outras vantagens.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que o objetivo da ação é impulsionar setores de pesquisa, tecnologia e inovação das sete cidades.

“A adesão do Grande ABC à rede de instituições que compõem o Enrich é mais uma ação conjunta para fomentar novos projetos estratégicos na nossa região, trazendo mais progresso e bem-estar para a nossa gente”, afirmou Paulo Serra.

No Brasil, a iniciativa tem entre seus associados instituições de ensino como a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP) e os parques tecnológicos de São José dos Campos (SP) e Viçosa (MG), além de empresas como Sabesp, Braskem e Natura.