Santo Antônio do Pinhal está localizado no interior de São Paulo. Foto: Divulgação
Santo Antônio do Pinhal está localizado no interior de São Paulo. Foto: Divulgação

As férias de verão já estão aí e, depois de um ano bastante estressante, descanso e contato com a natureza é tudo que precisamos. Santo Antônio do Pinhal, uma pequena e charmosa cidade encravada no coração da Serra da Mantiqueira, a apenas 172 km da capital paulistana, é uma boa dica de viagem pertinho de São Paulo.

Vista do Mirante de Santo Antônio do Pinhal. Foto: Divulgação/Wagner Ribeiro

Atrativos de Santo Antônio do Pinhal  

No centro da cidade, cuja arquitetura traz traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região, os turistas podem visitar a igreja da Matriz, o Mirante, a fonte de Santo Antônio – com uma bica de água fresca que desce das montanhas – além de passar um bom tempo batendo papo com os moradores, sempre simpáticos e calorosos. Outra opção são as diversas lojinhas do centro da cidade com lembrancinhas, artesanato local, roupas e até mesmo móveis requintados e obras de arte.   

Como as principais atrações de Santo Antônio do Pinhal estão ligadas direta ou indiretamente a natureza, os visitantes podem fazer trilhas com diversos graus de dificuldade, conhecer bosques, rios, cachoeiras e nascentes, sendo a principal delas a Cachoeira do Lajeado. Mas, sem dúvida alguma, o Pico Agudo é cartão postal da cidade e um passeio indispensável. 

Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, o Pico Agudo sempre deslumbra os turistas com a beleza da vista de 360°, de onde se pode contemplar as montanhas da Serra da Mantiqueira, Sul de Minas e Vale do Paraíba. Também é possível assistir diversos praticantes de Asa Delta e Parapente realizando voos no local. E, se você for aventureiro e quiser experimentar a sensação de ganhar os céus da cidade, há diversas agências locais que agendam voos com instrutores preparados.