Itacaré. Foto: Divulgação/Matias Ternes
Itacaré. Foto: Divulgação/Matias Ternes

O litoral do Sul da Bahia é o destino dos sonhos para quem quer escapar de grandes badalações e apreciar o mar. Itacaré, a uma hora de Ilhéus, é a mini capital desse pedaço privilegiado do litoral baiano.

Itacarezinho, apesar do diminutivo, é uma praia extensa. Afastada do centro, tem um trecho tranquilo reservado aos hóspedes e visitantes do resort. Ela integra o famoso roteiro das 4 praias, que inclui Engenhoca, Havaizinho e Camboinha. São uma em seguida da outra. Podem ser visitadas em apenas um dia, mas bom mesmo é aproveitar cada, sem pressa.

Engenhoca, a primeira da trilha, tem altas ondas e atrai surfistas. O riozinho que passa em frente ao mar é um diferencial de água doce na paisagem. A vizinha Havaizinho é mesmo pequena, além de bonita e quase sempre vazia. Tem algumas cabanas e um mirante gramado para ver o pôr-do-sol.

A seguir, Camboinha é ainda menor e mais deserta. Tem ângulos lindos para fotografar até chegar a Itacarezinho. Pela trilha, o cartão-postal pode ser vista do alto: mar cristalino, areia branca e coqueiros. Além das praias, o roteiro pode incluir uma esticada à cachoeira do Tijuípe. Já o encontro entre o Rio Tijuípe com o mar também garante boas recordações.

A praia de Jeribucaçu, por sua vez, demanda um dia inteiro só para ela. O acesso é por uma trilha de cerca de duas horas, passando pela Cachoeira da Usina e um trecho de mangue. Basta colocar os pés no mar para sentir que a caminhada vale a pena.

Trancoso. Foto: Divulgação/ Getty Images

Trancoso

Com dias ensolarados e noites estreladas em boa parte do ano, Trancoso é um dos destinos mais desejados da região. O vilarejo com pouco mais de 20 mil habitantes é um distrito de Porto Seguro, lugar que guarda a certidão de nascimento do Brasil.

Conta-se que foi ali, na região de Porto Seguro, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou em 1500. Em 1650 os jesuítas ergueram a Igreja de São João Batista, aquela igrejinha branca que se tornou o cartão postal de Trancoso e mantém o vilarejo no topo do wedding destinations.

Além de concentrar praias deliciosas, com mar calmo e coqueiros a perder de vista, o destino baiano esbanja charme em cada casinha do Quadrado, o coração do vilarejo, repleto de bares, restaurantes, lojas e ateliês.

Depois de descer a ladeira do Quadrado, em direção ao mar, é preciso decidir entre virar à esquerda ou à direita do rio Trancoso. Seguindo à esquerda, sentido norte, fica a Praia dos Nativos. Com areia macia e mar manso, a praia mais popular é perfeita para um mergulho e oferece diversos Beach Clubs.

Quem virar à direita, sentido sul, vai alcançar as piscinas naturais da ponta de Itapororoca, com uma faixa de areia quase deserta, ou a bela e intimista Itaquena. Há ainda as vizinhas Praia do Espelho (a 26 km), com seus cintilantes espelhos d’água e, mais à frente, a isolada Caraíva. A vilinha roots, frequentada pelo público mais jovem e descolado, também é famosa pelo forró mais animado da região.