O evento, realizado no auditório do Campus Centro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), contou com a presença de representantes da administração pública municipal e do poder Legislativo, além de pesquisadores e imprensa. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS
O evento, realizado no auditório do Campus Centro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), contou com a presença de representantes da administração pública municipal e do poder Legislativo, além de pesquisadores e imprensa. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

Nesta quinta-feira, 17/03, foram divulgados os resultados do Teste do Censo 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em São Caetano, entre novembro e dezembro de 2021.

O prefeito José Auricchio Júnior enfatizou a importância do teste, que o IBGE realiza, pela primeira vez, em 27 municípios, um em cada estado da federação. E externou o orgulho de ter São Caetano – e nela, o Bairro Prosperidade – para participar da operação, que tem como objetivo preparar as equipes gerenciais e testar os equipamentos de trabalho para a realização de uma das maiores operações censitárias do mundo, prevista para começar dia 1º de agosto.

“No Estado de São Paulo estamos acostumados a ser sede de laboratório de inúmeras pesquisas e foi um orgulho participar também da preparação para o Censo 2022.  A informação, quando técnica e precisa, é o que norteia uma administração eficiente. Por isso, não hesitamos em dar todo o apoio necessário à realização do Teste do Censo 2022. Costumo dizer que, na vida pública, a informação é o maior capital que temos”, declarou o prefeito.

Prefeito José Auricchio Junior. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

O secretário de Governo, Jefferson Cirne da Costa, reafirmou o compromisso do município com a realização do Censo 2022, por meio do qual a cidade poderá obter dados que nortearão políticas públicas. “Em nome de todos os secretários, quero externar nossa alegria por colaborar com esse projeto. Talvez esse seja o mais desafiador de todos os censos, dada a pandemia e as condições orçamentárias. Esperamos ter um resultado tão relevante quanto o desafio que se apresenta”, afirmou.

“Ao falar do pleno sucesso desse teste eu não poderia deixar de exaltar o apoio irrestrito obtido do município. Tivemos apoio da Prefeitura, Câmara Municipal, Guarda Civil e Departamento de Tecnologia da Informação, inclusive na divulgação do teste”, exemplificou o chefe da Unidade Estadual do IBGE em São Paulo, Francisco Garrido Barcia.

“Escolhemos muito acertadamente o Bairro Prosperidade e o município de São Caetano do Sul para essa operação. É uma das regiões metropolitanas mais importantes do País”, ressaltou o coordenador técnico do IBGE-SP, Vando da Paz Nascimento.

Ele enfatizou que a ampla divulgação dada à operação do IBGE no bairro contribuiu para que o trabalho ocorresse de forma fácil e rápida. “Fomos muito bem recebidos pela população, que já sabia da existência do teste. Logo nas primeiras duas semanas de trabalho já havíamos entrevistado 70% dos domicílios. Ao final do período de teste, fizemos 968 entrevistas presenciais, o que representa 99,6% do total. A maioria da população atendeu prontamente o pesquisador de forma presencial e não necessitamos agendar entrevista por internet ou telefone”.

Veja um resumo dos dados populacionais do bairro:

População Bairro Prosperidade

População residente: 2.818

População idosa (60 +) 573

Homens 1266

Mulheres 1.552

Moradores por domicílio 2,9