Programa do Semasa tem o objetivo de ampliar o volume de resíduos da Coleta Seletiva. Foto: Divulgação/Semasa
Programa do Semasa tem o objetivo de ampliar o volume de resíduos da Coleta Seletiva. Foto: Divulgação/Semasa

O Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), está presente em 200 edifícios residenciais da cidade. A marca positiva foi alcançada nesta última semana e reflete a preocupação dos moradores da cidade em destinar os resíduos corretamente.

Lançado no ano passado, o projeto foi financiado em parte com verba do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e é mais uma iniciativa da autarquia que contempla as premissas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU para as Cidades Sustentáveis. Ao permitir a ampliação do volume de recicláveis que seguem para a Coleta Seletiva, o programa beneficia diretamente as 120 famílias que atuam nas cooperativas de reciclagem da cidade, contribui para a melhor gestão de resíduos nos condomínios e ainda para o aumento da vida útil do Aterro Sanitário.

O síndico do edifício Conjunto Bela Vista, Paulo César Gonçales, comenta que a pandemia trouxe um aumento no volume de resíduos recicláveis para o local. “Ao aderir ao programa, facilitamos o processo de separação dos materiais por parte dos moradores e temos a certeza de dar um destino correto a este lixo e ainda ajudamos as pessoas da cooperativa com aumento da renda”, explica.

Síndico Paulo César Gonçales comentou sobre a importância do projeto, ainda mais neste tempo que a produção de lixo aumentou. Foto: Divulgação/Semasa

Como funciona?

Ao fazer a adesão ao Meu Condomínio Recicla, o edifício recebe a instalação de PEVs (Postos de Entrega Voluntária), equipamentos com saco de ráfia especialmente preparados para receber resíduos secos, e uma caixa de reciclagem para cada unidade condominial. Ainda, o Semasa oferece um selo de participação ao prédio, que pode ser afixado nas áreas comuns, permitindo que todos os moradores estejam cientes do trabalho e da importância da separação de resíduos.

Zeladores ou síndicos interessados em participar da iniciativa podem acessar a página do Semasa, em bit.ly/meucondominiorecicla, e realizar o pedido de implantação de forma online. A equipe do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia recebe a solicitação e faz o contato com os responsáveis para vistoriar o edifício e indicar a melhor forma de implantação.

O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, explica que o objetivo do projeto é impactar cerca de cinco mil moradores destes empreendimentos. “Por meio do projeto, temos a expectativa de ampliar em 10% o índice de recuperação de resíduos e ampliar os canais de sensibilização dos munícipes para a problemática dos resíduos sólidos e a importância da separação do lixo”, comenta.