Homeopatia odontológica é reconhecida como especialidade no Brasil desde 2015. Foto: Divulgação
Homeopatia odontológica é reconhecida como especialidade no Brasil desde 2015. Foto: Divulgação

A homeopatia existe como ciência terapêutica há mais de 200 anos. É reconhecida como uma medicina alternativa e complementar na promoção e recuperação da saúde. Segundo relatório do ano passado divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a homeopatia é usada oficialmente em 100 países. Poucas pessoas sabem, mas no Brasil, essa ciência é especialidade médica desde 1980. Em 2015, a homeopatia também foi reconhecida como especialidade odontológica. A presidente da Câmara Técnica de Homeopatia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Jussara dos Santos Giorgi , explica que a homeopatia tem uma forma bastante humanizada de atendimento. “Na odontologia homeopática, para se medicar e tratar um indivíduo adoecido é necessário saber primeiramente quem é este paciente e como ele está passando pelo problema apresentado.”

A abordagem terapêutica do cirurgião-dentista homeopata é feito da mesma forma do que a convencional, porém é acrescentada uma anamnese própria, capaz de conhecer mais o paciente. “A homeopatia nos oferta a possibilidade de tratar as patologias bucais de forma suave, duradoura e mais acessível, já que os medicamentos homeopáticos são mais baratos.”

A especialista destaca que a homeopatia nunca irá substituir um medicamento químico necessário, como um antibiótico, em caso de infecção, mas poderá atuar conjuntamente, melhorando assim os resultados.“A homeopatia busca levar o equilíbrio ao paciente, a sua homeostase. Diante desse equilíbrio proporcionado pelo tratamento homeopático, o paciente terá uma melhora da sua saúde e sua qualidade de vida”, explica.

Sobre o CRO-SP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br