Dentro do plano de ampliação da malha cicloviária, visando à modernização da cidade e à sustentabilidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou ordem de serviço para iniciar obras de implantação de nova ciclovia na Avenida Francisco Prestes Maia, uma das principais vias de acesso da região central do município. A medida contemplará cerca de 1,5 quilômetro de extensão, incluindo revitalização de espaços verdes e construção de quatro fontes luminosas em trecho na Avenida Newton Monteiro de Andrade.
A intervenção para executar a faixa exclusiva vai contar com investimento da ordem de R$ 4,9 milhões. A ciclovia atende praticamente todo percurso da via, desde a Rua Santa Filomena até a Rua Tiradentes. O prazo estimado para conclusão das obras é de 10 meses. O projeto prevê adequação do canteiro central, novo paisagismo, execução de guias e sarjetas, implementação de área de convívio com acessibilidade, sinalização, colocação de guarda-corpo, pavimentação, iluminação e pontos de paraciclo (estacionamento de bicicletas).
“É um importante projeto para fomentar o uso da bicicleta como atividade física, lazer ou modal de transporte, tornando a via ainda mais especial e garantindo maior valorização de todo o entorno. Será uma grande conquista, nos mesmos moldes do conceito implementado na Avenida Kennedy. Aliás, criamos e estendemos a malha cicloviária de São Bernardo, praticamente inexistente antes de 2017”, pontuou o chefe do Executivo municipal.
A título de comparação, no começo da gestão, a cidade possuía 1,5 quilômetro de ciclovias e ciclofaixas. Atualmente, são 13,7 quilômetros no total. Entre as vias que já dispõem de espaços exclusivos para ciclistas estão, além da Avenida Kennedy, a Avenida João Firmino, Estrada dos Alvarengas, Avenida Presidente João Café Filho, Praça Ibrahim de Almeida Nobre e Avenida Pery Ronchetti.
Para viabilizar a obra, encampada pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas, a Prefeitura fará a supressão de 70 árvores e, como contrapartida ambiental, vai realizar o replantio de 300 mudas de ipê.
Morador do Centro desde 1958, o engenheiro civil Carlos Scatena, de 67 anos, comemorou a iniciativa da Prefeitura. “Parabenizo pela medida. Particularmente, torcia para que isso acontecesse faz tempo. Vai ficar muito bom. Há anos que faço caminhada e ando de bicicleta aqui. Considero o local hoje perigoso, porque esse espaço do canteiro é curto para a passagem. A mudança vai trazer mais segurança a todos que utilizam para essas atividades.”
ABRIGOS – São Bernardo possui hoje três bicicletários espalhados por parques da cidade (Parque Cidade Raphael Lazzuri, no Jardim do Mar, Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, no Rudge Ramos, e Parque das Bicicletas, no Jardim do Mar) disponibilizados para os frequentadores.