Programa criado para levar capacitação até os empreendedores encerra 2021 com 23 ações realizadas e 618 participações de empreendedores. Foto: Divulgação/PSA
Programa criado para levar capacitação até os empreendedores encerra 2021 com 23 ações realizadas e 618 participações de empreendedores. Foto: Divulgação/PSA

Nesta segunda-feira, 13/12, Santo André encerrou a programação do ano do programa Circuito Andreense de Empreendedorismo, com a palestra online “Comece Certo nas Redes Sociais”. Auxiliar os empreendedores a aprimorar a gestão de suas empresas para obter melhores resultados, por meio de ações descentralizadas de capacitação e consultoria, é o objetivo da iniciativa, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e pela Escola de Ouro Andreense, em parceria com o Sebrae-SP.

“Estamos encerrando hoje mais um ciclo do Circuito Andreense de Empreendedorismo que possibilitou a capacitação de mais de 400 micro e pequenos empreendedores da cidade, todos engajados na busca por melhores formar de gerir as empresas para ter sucesso. Terminamos o ano com muito entusiasmo, apesar de ter sido um ano bastante desafiador. Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Governo Federal, que medem o desempenho da economia com análises sobre o mercado de trabalho, já mostram uma rápida e consistente melhora da economia como um todo. Não só Santo André mas também o ABC começam a colher resultados bastante positivos na geração de novos empregos. As empresas de pequeno porte têm um importante papel nesta recuperação”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Para chegar até os empreendedores, evitando que eles precisem se deslocar para as atividades de capacitação, o programa Circuito Andreense de Empreendedorismo foi estruturado com palestras presenciais que acontecem em unidades da Secretaria de Educação localizadas em diversos bairros da cidade, e no auditório Heleni Guaryba, bem como com atividades online que ganharam força durante o período de isolamento provocado pela pandemia.

Em 2021 foram realizadas 15 palestras em formato remoto, que contaram com 164 participantes ao todo. As palestras presenciais voltaram a acontecer em agosto, graças ao avanço da vacinação. O Centro Público de Formação Profissional (CPFP) José Amazonas, no Parque Capuava, abrigou a primeira palestra presencial do ano, seguido pelo CPFP Valdemar Mattei, no Jardim Silveira, em setembro, e o CPFP Miguel Arraes, no Jardim Cristiane, em outubro. Ao todo, 64 empreendedores participaram das palestras presenciais.

O Circuito Andreense também tem um dos seus pilares na realização de atividades presenciais ao ar livre, nos bairros, para realização de consultoria e esclarecimentos de dúvidas e informações diversas sobre gestão de empresas. Esta atividade, que conta com a parceria também da AGG Fiscal e da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), além da presença de estandes do Banco do Povo e do CPETR (Centro Público e Emprego Trabalho e Renda), aconteceu nos bairros Santa Teresinha, Vila Luzita, Vila Linda, Jardim Santo André e Paranapiacaba. Nas cinco edições Circuito Andreense, 408 pessoas buscou informações.

“Assim que a vacinação avançou, foi possível retomar as ações presenciais, tanto as palestras, quanto as atividades ao ar livre, resgatando a missão primordial do programa, que é olhar para todos os cantos de Santo André. No próximo ano teremos uma programação ainda maior de ações”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato. O primeiro bairro a receber a ação presencial do programa neste ano foi Santa Teresinha, em julho.