Mesmo com todo esforço e investimentos na Opração Pe´D'Água 2023/24, lançado recentemente pelo prefeito Orlando Morando, evitou a morte de um morador na cidade- Fotos Marcel Uyeta/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo lamenta informar que, por volta das 23h desta sexta-feira (12/01), registrou uma fatalidade em decorrência da forte chuva que atingiu a região. O óbito, de um homem de 48 anos, ocorreu após um deslizamento de terra que atingiu os fundos de uma residência na Rua Odair Vieira, no bairro dos Finco. O imóvel está situado numa área regular, ou seja, não estava em área de risco.

O deslizamento atingiu os fundos da moradia onde estava localizado o quarto e nele estava o homem que veio a óbito. A esposa e filha da vítima também estavam na residência no momento da ocorrência, porém num outro cômodo localizado na parte da frente da casa. Ambas sobreviveram, receberam atendimento médico no local e estão recebendo todo o apoio necessário das equipes da Prefeitura.

Equipes da Defesa Civil fizeram a interdição total da residência, enquanto as demais moradias no entorno foram vistoriadas. Nesta manhã, um imóvel situado nas proximidades, na Rua Rosa Inez Bruni Pinchiaro, foi interditado após nova avaliação das equipes. Profissionais da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Bombeiros prestaram apoio no atendimento a ocorrência.

Importante destacar que São Bernardo, desde a noite de sexta-feira, registrou volume médio de chuva de 130 milímetros, enquanto a previsão para o dia seria de 35 milímetros.

Desde o início da chuva, a Prefeitura mobilizou equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito para minimizar os danos causados pelo temporal. Até o momento foram atendidas 15 ocorrências envolvendo o deslizamento de terra do bairro dos Finco, quedas de árvores, além de rompimento de cabo de energia na Vila Dayse. A Estrada do Vergueiro, bairro no Jussara, também foi interditada após um deslizamento num trecho da via.